Revista ACP Outubro

Mundial de ralis recebe híbridos A tão aguardada eletri cação chegou aoWRC. A FIA e o promotor do Campeonato Mundial de Ralis estão focados num futuro mais limpo para o desporto automóvel Compacto, leve e potente A acusar apenas 84kg na balança este sistema elétrico é composto por um motor e gerador, a unidade de controlo e a bateria de pequenas dimensões. Assim consegue-se obter uns espantosos 3.9 kWh de capacidade de bateria, enquanto o motor assegura cerca de 100kW (mais de 130 cavalos e 180Nm de binário). Os motores a combustão utilizados são pequenas evoluções dos mesmos já usados no atual campeonato de WRC com 1.6 litros de capacidade, turbo alimentados. O motor elétrico produz mais de 130 cv de potência Está a chegar a nova geração de carros de rali para 2022. Surgem pela primeira vez veículos híbridos plug-in para o campeonato do mundo WRC. Esta que será a categoria principal do campeonato, Rally1, passa a ser composta por veículos movidos a gasolina com um motor complementar elétrico. A bateria garante-lhe mais performance, menos emissões e os modelos vão utilizar combustível totalmente sustentável e sintético, num esforço de reduzirem a pegada de carbono. Todas as marcas envolvidas nesta que é a categoria mais exigente nos ralis mundiais concordaram em utilizar o mesmo sistema híbrido da Compact Dynamics. Esta empresa O novo sistema elétrico apenas acrescenta 84 kg ao peso total do novo carro do WRC alemã também fornece outros equipamentos híbridos topo de gama para várias categorias de excelência como Fórmula 1, Protótipos Classe 1 de Le Mans ou ainda os Fórmula E. 22

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