Revista ACP Outubro

só os dois no carro, trabalhámos durante três semanas para a equipa, “zemos a nossa estratégia, trabalhámos no carro e muitas pessoas não sabem, mas isto para ele é uma das prioridades, ele é que manda na equipa e prepara-se melhor para a corrida que eu e a grande maioria das pessoas. Gasta o mesmo tempo nos simuladores que gasta para a Formula 1. Adora isto e é um dos melhores pilotos nos simuladores. "Verstappen é dos melhores pilotos nos simuladores" É possível viver exclusivamente dos eSports em Portugal? Não. Eu agora, em termos de prémios monetários, estou dependente do que ganho nas corridas. Entrei este ano e ainda não tenho salário “xo pela equipa, mas posso dizer os valores porque são públicos, estou a fazer o campeonato da Porsche Carrera Cup da Alemanha. Neste momento desci para segundo, mas ainda falta uma corrida e tenho hipóteses, o primeiro lugar ganha 12 mil euros, o segundo oito mil euros e o terceiro cinco mil. No mundial de este ano, onde “quei em 18º lugar, podia ter feito muito mais e esse é o meu objetivo no próximo ano. Foram dois mil euros de prémio, mas para o campeão estão reservados mais de 50 mil e eu, se acabar bem o ano, poderia depender só disto, mas são prémios da equipa e não um ordenado “xo. Posso ter muito sucesso e ganhar bem, como não ter sucesso e não ganhar nada. Como é um dia de prova do Diogo e do Verstappen? É idêntico a um dia de prova de resistência normal. Geralmente, quando tudo corre bem, fazemos um bom aquecimento para a corrida antes de fazermos a quali“cação. Acordei, o Max mandou-me mensagem para prepararmos as coisas, para se tivermos algumas dúvidas, depois falámos, organizamos tudo e vamos para prova, fazemos as corridas, temos o nosso plano. Mas aqui as coisas correram mal e fui direto para a quali“cação onde consegui pole position na mesma e liderei ainda os primeiros stents, que fui eu que “z, depois entrou o Max, entrei eu novamente e tivemos mais problemas. "O mais importante é ter métodos de treino e dedicação aos simuladores" Pode contar-nos um pouco da sua rotina? No dia a dia a rotina normal: venho da escola, chego a casa, começo a treinar. A equipa vai marcando sessões online diariamentee treinamos todos os dias mais de hora e meia. Mas isto não se foca no ponto do tempo e do treino, já passei a fase mais difícil que foi estar muitas horas a treinar, mas quando chegas a um nível bom não precisas de muitas horas para te preparar para um evento. O mais importante é ter métodos de treino e dedicação a isto e, claro, ser bom, isso ajuda um bocadinho. Como é ser colega de Max Verstappen? Ao início demorou um bocadinho a adaptar, mas o ideal é trata-lo como se fosse outro colega qualquer, independentemente de estar na Fórmula 1 ou não. Fiquei admirado porque ele perguntava-me sempre como é que eu queria o carro e qual a estratégia que eu preferia para a corrida e realmente é muito porreiro, podíamos esperar que fosse convencido, mas não é nada, e já aprendi bastante com ele, pequenos detalhes e erros de condução que podemos melhorar e setups para o carro. Ele sabe tudo. No virtual ele também é dos mais fortes, está num nível que muitos pro“ssionais não conseguem estar. Ele leva isto tão a sério como leva a Fórmula 1. É a pessoa ideal para alguém como eu. Ferrari escolhido pela equipa de Max Verstappen e Diogo da Costa Pinto Max Verstappen no simulador 21

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