Revista Classicos - julho
5 ACP CLÁSS I COS mas de origem francesa é o Citroen Mehari, outro símbolo de liberdade e um design que também exibe semelhanças com os veículos militares. Uma das grandes novidades neste modelo relaciona-se com os materiais escolhidos para a sua construção, nomeadamente a carroçaria, integralmente concebida em plástico ABS, o que lhe dava uma considerável leveza. O Mehari foi uma ideia de Roland de la Poype, engenheiro francês e ex-combatente da II Guerra Mundial. Fechamos esta trilogia de pequenos utilitários descontraídos e com ar militar com o Jeep Willys que foi produzido entre 1941 e 1945. Este modelo que foi mesmo desenhado para cenários de combate – participou na II Guerra Mundial e nos conflitos da Coreia e Vietname – contou com versões de uso civil produzidas até aos anos 80 que conquistaram muitos adeptos. Existem várias versões que justificam a origem do seu nome. A mais corrente é a de que o termo “Jeep” tenha resultado da pronúncia das letras G e P, usadas para designar veículos de uso geral (General Purpose). O Mini Moke é um carro que “cheira” a verão e está muito ligado aos ambientes de praia. Minimalista e aventureiro por chegar a todo o lado, marcou a década de 60 pela sua simplicidade e sensação de liberdade que proporcionava ao volante. Deixou tantas saudades que a indústria automóvel decidiu trazê-lo de volta, agora em versão eléctrica. Elegância ao estilo “very british” Estava-se a meio da década de 50 quando chegou ao mercado o MG A, cuja missão foi de continuar com a história de sucesso da marca que já vinha dos anos 20. Rapidamente, o MG A se tornou num ícone entre os desportivos britânicos pela sua estética e performance. E teve um papel importante no mundo da indústria ao anunciar uma nova era para o fabricante, com a fusão entre a Morris e a Austin em 1950. Ainda hoje é dos desportivos que mais seduz pelo prazer de condução que proporciona. Até 1962 foram produzidas mais de 100.000 unidades. Símbolo de liberdade no seu tempo, o Mehari foi uma ideia de Roland de la Poype, ex-combatente francês da II Guerra Mundial O Triumph Spitfire é outro dos modelos que personifica o tradicional desportivo britãnico de dois lugares. Apresentado no Salão Londres em 1962, este roadster foi uma homenagem ao famoso caça inglês da II Grande Guerra: o Supermarine Spitfire. O desenho pertence ao italiano Giovanni Michelotti, responsável pela elegância deste Citroën Mehari Mini Moke Jeep Willys O modelo original que surgiu em 1964 teve por base o lendário Mini da British Motor Company desenhado por Sir Alec Issigonis. É “Mini”, pelas suas dimensões, e “Moke” porque o termo significa “burro” num dialecto arcaico local. Seu contemporâneo
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy ODAwNzE=