Revista Classicos - julho

Por que gosta assim tanto da Jaguar? Por ser uma marca apaixonante, com uma história de quase 100 anos que cativa qualquer pessoa, desde os seus primórdios ainda como Swallow Sidecar Company. De que épocas são os seus carros? Neste momento o mais antigo é um Jaguar 3.4 ‘Mark I’ de 1958 e o mais recente um Jaguar XKR de 1999. A época de 90 está por agora em maioria, por serem, na minha opinião, os automóveis que vão desaparecer mais rapidamente. Ainda são considerados “modernos” em vez de pré-clássicos e os proprietários não os tratam com tantos cuidados e o mais provável é acabarem num ferro velho. A sua paixão por clássicos começou com os modelos americanos dos anos 60. Sim, no que toca a clássicos foram os modelos americanos da década de 60. Mas na minha coleção não me quis focar apenas numa década, mas sim numa era, desde o princípio da época de 50 até ao final da época de 90. Se um dia conseguir completar a coleção, esta irá contar uma belíssima história durante 50 anos de ouro da Jaguar. E foi esse Jaguar XKR que o levou à marca britânica. Em parte, sim. O XKR foi o primeiro Jaguar a entrar na garagem e foi o que fez aguçar ainda mais o interesse pela marca. Como foi que isso aconteceu? Foi quando tive de levar o meu carro particular à oficina e lá estava para venda um X350 3.0 Executive, em British Racing Green. Pedi para entrar no carro e ligar o motor. E aconteceu alguma coisa que, sinceramente, ainda hoje não sei explicar. Aí começou o interesse pela marca, na pesquisa dos diferentes modelos, versões, motores e números de produção, o que pode determinar a raridade de um determinado automóvel. A pesquisa alargou-se a outros modelos da Jaguar e fui construindo na minha cabeça o que seria a minha coleção de sonho. Tem uma curiosidade compulsiva para saber mais sobre a história da marca. Compulsiva é a palavra certa. Não é por acaso Salvador Noronha rendeu-se à Jaguar por tudo o que ela representa na indústria automóvel e ambiciona que a sua coleção venha a contar uma bela história dos 50 anos de ouro da marca de luxo britânica “AJaguar temuma história de quase 100 anos que cativa qualquer pessoa” E N T R E V I S T A 1 1 ACP CLÁSS I COS

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