Revista ACP Junho

60 Código da Estrada nasceu há 120 anos A chegada dos primeiros veículos motorizados a Portugal implicou a publicação do Regulamento sobre a Circulação de Automóveis, que foi aprovado por Decreto em 1901. O primeiro regulamento sobre circulação de automóveis foi aprovado em 1901 Numa época em que as estradas no País eram quase inexistentes e as que havia se apresentavam em muito mau estado, os condutores acabaram por ter um papel importante no melhoramento dessas vias, ao informarem o Automóvel Club de Portugal (criado em 1903) sobre a sua localização e estado de conservação. Por sua vez, o clube partilhava essa informação com a Direção de Obras Públicas. Só em 1928 é que chegou a designação de Código da Estrada na versão que determinou a obrigatoriedade de se circular pela direita em Portugal. Esta alteração não foi bem acolhida pelos automobilistas nem pelos condutores de veículos de tração animal mais pessimistas, que temiam o pior: grande confusão na circulação e maior número de acidentes. Mas o Conselho Superior de Viação pretendia estabelecer um sistema internacional de circulação, alinhando Portugal com muitos outros países do mundo que já adotavam essa regra. Com as entidades oficiais colaboraram a Vacuum Oil Company, o jornal Diário de Notícias e o ACP que, pelos meios ao seu dispor, procuraram orientar os automobilistas quanto à inovação que se anunciava. O dia 1 de junho desse ano veio revolucionar os hábitos de quem se sentava ao volante ou tomava os comandos de outro qualquer meio de transporte não motorizado e “Seguir pela Direita” passou a ser o lema para circular na estrada. A designação de Código da Estrada para as novas regras de trânsito surgiu em 1928 Circular pela direita foi das medidas do CE que mais revolucionou o trânsito em Portugal

RkJQdWJsaXNoZXIy ODAwNzE=