Revista ACP Junho

Mas se olharmos para o preço da gasolina sem impostos, o preço do litro em Portugal até é mais baixo do que o de Espanha, só para dar o exemplo mais próximo. O problema é quando o Estado carrega nos impostos: “A carga fiscal aplicada em Portugal (63%) justificou integralmente a menor competitividade dos preços no contexto da Península Ibérica", explica o regulador. Por cada euro de gasolina abastecida, os portugueses pagam 63 cêntimos ao Estado Hoje em dia, cada litro de gasolina custa ao automobilista 0,534 euros de Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), sendo ainda cobrado 0,282 euros de IVA (a 23%), mais 0,087 euros de contribuição rodoviária e também 0,036 de taxa de carbono. Tudo isto é igual a 0,939 euros de impostos. Sem impostos, esse litro custaria, atualmente, 0,57 euros. O mercado automóvel nacional teve a maior queda percentual da UE em 2020 Faltam medidas para salvar setor A Associação Automóvel de Portugal (ACAP), que representa as marcas de automóveis, enviou uma carta aberta dirigida ao primeiro-ministro António Costa, na qual é lançado um alerta para a difícil situação do mercado no País e exigida a adoção de medidas que ajudem à retoma da procura. “O mercado automóvel, em Portugal, teve a maior queda percentual na União Europeia em 2020”, diz a carta, que lembra que essa “quebra foi, igualmente, superior à de países como o Reino Unido, a Noruega ou a Suíça”. Segundo a ACAP, nos primeiros três meses do ano, “o mercado nacional automóvel tem, de forma destacada, a maior queda percentual em toda a Europa”. Portugal tem a 6ª gasolina 95 simples mais cara da Europa Preço médio de venda ao público: < 1,19€/l 1,20€/l - 1,39€/l 1,40€/l - 1,50€/l > 1,50€/l Fonte: Comissão Europeia Tratamento: ERSE 1,50 1,67 1,56 1,51 1,52 1,54 1,25 1,34 1,29 1,27 1,34 1,21 1,36 1,45 1,45 1,48 1,31 1,23 1,16 1,07 1,15 1,11 1,12 1,12 1,05 1,09 0,95 Com um baixo poder de compra (19º lugar da UE), Portugal tem dos combustíveis mais caros 14

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