Revista ACP Abril

O que é um kWh? O quilowatt hora (kWh) é utilizado para medir a energia consumida ou armazenada. Por exemplo, se carregarmos um veículo a uma potência de 7 kW durante duas horas, a transferência de energia para a bateria será de 14 kWh (7 kW x 2 horas). Do mesmo modo, se um motor elétrico requisitar uma potência de 25 kW durante duas horas, a energia consumida será de 50 kWh. E em casa? Podendo, esta é a solução mais confortável e barata, mas exige alguns requisitos. Poderá usar uma tomada convencional com carregamentos até 10 Amperes, mas prepare-se para esperar quase um dia inteiro para ter 80% de carga numa bateria de 50 kW. A solução é comprar um carregador específico para carros eletrificados, como os Carregadores ACP (ver página seguinte). Como fazer para instalar um carregador no meu lugar de garagem? Não é necessária uma autorização do condomínio, mas é necessário comunicar essa intenção por escrito à administração do condomínio e, se aplicável, ao proprietário da fração. Trinta dias depois dessa comunicação, o condómino, arrendatário, ou ocupante legal pode proceder à instalação do posto de carregamento. até 60 km), mas ao m de semana precisam de ocasionalmente fazer uma viagem maior com a família (em modo híbrido, sem dramas de carregamentos no interior do País). A percentagem de veículos eletri cados (elétricos, híbridos e plug-in) a circular na Europa é ainda muito baixa face ao total, mas no meio de todas estas crises recentes, de 2008 a 2021, é dos poucos segmentos do setor automóvel que regista um crescimento sustentado, a que não será alheio o facto de que quase todas principais marcas passaram a integrar este novo tipo de “powertrain” nos seus portefólios. O ano de 2020, com o despontar da pandemia, foi paradigmático em termos de vendas em Portugal dos vários tipos de energia, quando comparado com 2019: se os automóveis ligeiros com motores a gasolina e gasóleo passaram praticamente os 12 meses Os elétrricos não produzem emissões quando estão a circular, mas a energia elétrica necessária para os mover é, em boa parte, produzida com fontes emissoras de CO2. a registar valores comparativos negativos (tirando Fevereiro, antes do con namento), já os ligeiros eletri cados andaram mais de metade do ano em terreno positivo quando comparado com 2019. Em Portugal circulam 10 mil veículos elétricos, num universo de 4,5 milhões Se olharmos para o caso dos híbridos plug-in, até se pode dizer que só tiveram um mês negativo (abril), vendendo sempre mais unidades nos restantes meses face aos mesmos 11 meses do ano anterior. Calcula-se que atualmente mais de 10 mil veículos elétricos circulam nas estradas portuguesas, mas este valor diluí-se ante os mais de 4,5 milhões de automóveis matriculados em Portugal. 23

RkJQdWJsaXNoZXIy ODAwNzE=