Revista ACP Abril

Os híbridos plug-in são a melhor solução, pois permitem circular na cidade em modo elétrico e em modo híbrido nas longas viagens ao interior do País. Portugal: em 2020, cerca de 60% do consumo de eletricidade em Portugal foi alimentado por fontes de energia renováveis, sendo os restantes 40% produzidos a partir de fontes de emissão como, por exemplo, a queima de carvão. Mas no ano passado o consumo nacional de energia elétrica atingiu o valor mais baixo desde 2005, o que signi ca que este excelente rácio das fontes renováveis surgiu num ano muito atípico. A solução mais racional passa pelos híbridos, sobretudo os plug-in. São carros que, como o nome indica, hibridizam os motores térmicos (gasóleo ou gasolina) com motores elétricos. Em relação a questões fiscais, os híbridos e híbridos plug-in foram penalizados em 2021 São perfeitos para os que, ao longo da semana, percorrem as ruas da cidade para ir trabalhar, circulando em modo elétrico (com autonomias Regista-se também um elevado crescimento da presença de marcas Premium, que têm feito apostas signi cativas neste segmento. Em relação a questões scais, os automóveis híbridos e híbridos plug-in, foram penalizados para 2021 no ISV. As viaturas 100% elétricas não pagam ISV. Nos híbridos plug-in, se a autonomia em modo exclusivamente elétrico for superior a 50 km e emissões inferiores a 50 g de C02/km, pagam 25% do cálculo do imposto aplicado a automóveis exclusivos a combustão, ou seja, têm 75% de redução do cálculo do ISV face a automóveis convencionais. Nos híbridos, se a autonomia em elétrico for superior a 50 km e emissões inferiores a 50 g C02/km, pagam 60% do cálculo do imposto para automóveis movidos exclusivamente com motores de combustão. Ainda no que se refere ao ambiente, às tão desejadas emissões zero, é necessário ter em conta que a produção de eletricidade é, ela própria, uma fonte de emissões de CO2. Vejamos o exemplo de O que é um híbrido? Como carregam as baterias dos carros elétricos? Como varia a autonomia das baterias? Estas e outras perguntas encontram resposta aqui: um guia para saber tudo sobre os carros elétricos ou híbridos. Qual a diferença entre elétrico e híbrido? Num carro elétrico, o motor usa apenas eletricidade para fazer mover o veículo. No caso dos híbridos, são usados 2 tipos de motores: elétrico e térmico (gasolina ou gasóleo). Que tipos de híbridos existem? Considerando que o motor térmico tanto pode ser a gasolina como a gasóleo, existem dois tipos de híbridos: com ou sem plug-in. Com plug-in há a hipotese de carregar a bateria ligando-a a uma tomada, obtendo autonomias até 60 km em modo exclusivamente elétrico. Sem plug-in, não há tomadas e a autonomia em modo elétrico reduz-se significativamente, pois a relação entre os dois motores é de complementaridade com vista a reduzir o consumo do combustível e as emissões. Os carros elétricos exigem maior manutenção? Não. este tipo de motores não tem partes móveis nem mecânicas, o que até reduz a necessidade de manutenção. 21

RkJQdWJsaXNoZXIy ODAwNzE=