Revista ACP Fevereiro

Porsche 911 Alfa Romeo 1600 GT de ISV incide apenas sobre a tabela de cilindrada. Signi ca isto, que o imposto para estes automóveis não se alterou. Outro cenário a ter em conta diz respeito ao facto de que esta redução no ISV agravou o fosso entre um clássico proveniente do espaço europeu e o mesmo modelo proveniente do Reino Unido, já que “o Brexit foi o causador do aumento substancial do ISV sobre veículos importados daquele país, que agora é tratado como qualquer país terceiro à semelhança dos EUA, Brasil ou Japão”, adianta Patrique Fernandes. De qualquer forma, a reposição de uma maior justiça scal para os entusiastas de clássicos em Portugal é uma conquista que demorou a chegar. “Esta alteração demorou, mas chegou. Já era esperada há muitos anos. A scalidade em vigor até 2020 era tão penalizadora que ou mesmo aumento da receita scal total, resultando ainda no enriquecimento do nosso património automobilístico”, conclui Patrique Fernandes. Alteração no ISV vai favorecer o património automobilístico nacional Cilindrada: 1.990 c.c. CO2 Estimado: 270 g/km Cilindrada: 1.570 c.c. CO2 Estimado: 190 g/km só um muito reduzido número de entusiastas se atrevia a importar veículos com 15, 30 ou 40 anos. Sem querer fazer futurologia, admito que com a redução do ISV sobre cada carro importado, possa surgir um fenómeno de aumento do número de veículos importados (sobretudo clássicos e youngtimers ), resultando porventura na manutenção 30.000 1967 1968 1969 1970 25.000 20.000 15.000 10.000 5.000 9.000 8.000 7.000 6.000 5.000 4.000 3.000 2.000 1.000 1967 1968 1969 1970 1971 1972 1973 1974 1975 1976 Até 31-12-1969 2.223,03€ 20.971,09€ 2.223,03€ 2.223,03€ 4.913,00€ 24.565,01€ Após 01-01-1970 UE 2021 • FORA UE 2021 • UE 2020 • Até 31-12-1969 1.312,51€ 5.919,09€ 1.312,51€ 1.312,51€ 1.561,23€ 7.806,13€ Após 01-01-1970 UE 2021 • FORA UE 2021 • UE 2020 • Ano matrícula ISV Ano matrícula ISV ISV (€) ISV (€) Data 1ª matrícula Data 1ª matrícula 27

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