Revista ACP Dezembro 2020
26 Correr no MotoGP não está ao alcance da maioria dos pilotos, quer pela competência desportiva quer pelos montantes envolvidos. Segundo um levantamento efetuado pelo RACC, optar por competir com uma moto “satélite” pode custar qualquer coisa como mais de dois milhões de euros por temporada a uma equipa, e isto sem contar com todas as outras despesas, como equipamentos, sta ! e logística. No caso de uma equipa o " cial de fábrica, o orçamento sobe para mais de três milhões de euros. A tremenda evolução do MotoGP nos últimos anos é, desde logo, o maior fator de in # ação dos números. Desde a era dos 500 cc a dois tempos, até à chegada em 2002 das 990 cc a quatro tempos e posteriormente das 800 cc, o aparecimento das 1.000, em 2012, e a eletrónica comum, permitiu uma redução de custos e uma maior igualdade desde entre pares, pelo menos ao nível das equipas satélite. Estas motos superam os 360 km/h, com 250 cv e pesam apenas 150 kg. Protótipos com um nível de exigência feroz e que só os melhores as conseguem levar à vitória. Igualdade de oportunidades entre equipas oficiais e satélite está no máximo nesta temporada marcada pela Covid-19 Nesta atípica temporada de 2020, em que pilotos de estruturas satélite como as de Miguel Oliveira (KTM Tech3) e Fabio Quartararo (Petronas Yamaha) conquistaram os lugares mais altos do pódio, a igualdade de oportunidades está no máximo. Circunstância em muito permitida pela ausência de Marc Márquez e a pouca garra da HRC e Yamaha ao longo do campeonato, que colocam a KTM e a Ducati como grandes favoritas. O preço de competir no Moto GP Miguel Oliveira tem conseguido bater os rivais da KTM de fábrica O Campeonato do Mundo de Motociclismo envolve muitos milhões de euros. Além dos predicados desportivos dos atletas, o orçamento das equipas é um fator decisivo A moto Mas a " nal qual é o preço para competir com garantias no mundial de motociclismo? Uma MotoGP o " cial supera os três milhões de euros por temporada, sem contar com os custos de desenvolvimento da moto. As equipas satélite, o preço do aluguer das duas motos necessárias por piloto para competir é mais baixo, ainda assim sempre acima dos dois milhões de euros. Um valor que conta com as evoluções das marcas, mas que não incluí consumíveis e trocas indispensáveis para competir. Por partes, o preço de um motor oscila entre 200 e 250 mil euros conforme o fabricante, sendo que o mais dispendioso são as substituições das caixas de velocidade seamless,
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