Revista ACP Outubro

PROPRIEDADE E EDIÇÃO Automóvel Club de Portugal, pessoa coletiva de utilidade pública nº 500700800 e matriculada na Conservatória do Registo Comercial sob o mesmo número, com sede na Rua Rosa Araújo nrs. 24-26, 1250-195 Lisboa SEDE DA REDAÇÃO Rua Rosa Araújo nrs. 24-26, 1250-195 Lisboa DIRETORA Rosário Abreu Lima REDAÇÃO António Xavier, Mário Vasconcellos, Ricardo Paz Barroso EDIÇÃO GRÁFICA CATO Atelier FOTOGRAFIA Interslide, Arquivo ACP, iStock, Unsplash DIRETOR COMERCIAL Tomaz Alpoim PUBLICIDADE Francisco Cortez Pinto, Elizabette Caboz | Rua Rosa Araújo, nrs. 24-26, 1250-195 Lisboa | Tel. 213 180 100 | [email protected] DIRETOR GERAL COMERCIAL Luís Figueiredo IMPRESSÃO Lidergraf | Sustainable Printing, com sede na Rua do Galhano, nº15, 4480-089 Vila do Conde TIRAGEM MÉDIA 181.000 exemplares PERIODICIDADE Bimestral. O ACP é alheio ao conteúdo de publicidade externa. A sua exatidão e/ou veracidade é da responsabilidade exclusiva dos anunciantes e empresas publicitárias. ISSN 0870-273X Dep. Legal nº 2675/83 | Nº de Registo na ERC 100226. Estatuto Editorial disponível em acp.pt 03 Nº 781 OUTUBRO 2020 Oito meses de pandemia trouxeram-nos novos hábitos, novas palavras, mas também velhos vícios. Se é certo que o cansaço da vida com o vírus vai dando sinais, não podemos baixar a guarda. Na saúde, no dia a dia e nas decisões tomadas supostamente em nome dos contribuintes. O Orçamento de Estado para 2021 é ‘expansionista’ nas palavras do Governo, que ao mesmo tempo que declina empréstimos de Bruxelas em condições ímpares, promete aumentos salariais e mais despesas desconhecidas. Entretanto, no mundo real, as famílias debatem-se com enormes di… culdades, umas… nanceiras e outras de logística porque a pandemia é como o Diabo, está nos detalhes. Veja-se o que se passa na mobilidade urbana. O receio de ajuntamentos e do contágio levou a quebras abruptas de procura dos transportes públicos, da mobilidade como um serviço (Maas) e dos veículos partilhados. Os números dos estudos em Portugal, efetuados pelo ACP, no mundo, a cargo da Deloitte, ou na Europa, por exemplo o mais recente da Carnext, apontam para quebras nestes serviços na ordem dos 80%. Em sentido inverso, surge o transporte individual, com o automóvel no topo das preferências. Países como Espanha, França ou Alemanha perceberam cedo esta tendência e a necessidade de incrementar a economia das famílias, criando incentivos à compra ou troca de veículos. Por cá, os parcos incentivos para a compra de elétricos acabaram há muito e não há vislumbre de apoios ao setor. A aposta faz-se em ciclovias ditas experimentais (vulgo "pop up"), em linha, dizem, com a tendência mundial. Ainda que por cá sejam feitas a eito e sem estudos conhecidos, sem olhar para quem vive e circula nessas artérias enxertadas pelos ensaios autárquicos. Pena que, sendo Portugal líder na exportação de bicicletas de grande qualidade para todo o mundo, esse know-how não… que também nas nossas cidades. E que estejamos à mercê de quem faz do dinheiro dos contribuintes um fundo "pop up". Orçamentos "pop-up" ENTREVISTA MIGUEL OLIVEIRA CONSULTÓRIO JURÍDICO ACP RENTING LOJA ACP EDITORIAL Carlos Barbosa Presidente Automóvel Club de Portugal O primeiro carro de Tim Vieira Reservar estacionamento público é legal? Piloto ACP é um vencedor desde os 10 anos Fique a par das últimas soluções do mercado Proteção para si e para o seu automóvel 04 22 16 42 56

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