Revista ACP Julho

PROPRIEDADE E EDIÇÃO Automóvel Club de Portugal, pessoa coletiva de utilidade pública nº 500700800 e matriculada na Conservatória do Registo Comercial sob o mesmo número, com sede na Rua Rosa Araújo nrs. 24-26, 1250-195 Lisboa SEDE DA REDAÇÃO Rua Rosa Araújo nrs. 24-26, 1250-195 Lisboa DIRETORA Rosário Abreu Lima REDAÇÃO António Xavier, Mário Vasconcellos, Ricardo Paz Barroso EDIÇÃO GRÁFICA CATO Atelier FOTOGRAFIA Interslide, Arquivo ACP, iStock, Unsplash DIRETOR COMERCIAL Tomaz Alpoim PUBLICIDADE Francisco Cortez Pinto, Elizabette Caboz | Rua Rosa Araújo, nrs. 24-26, 1250-195 Lisboa | Tel. 213 180 100 | [email protected] DIRETOR GERAL COMERCIAL Luís Figueiredo IMPRESSÃO Lidergraf | Sustainable Printing, com sede na Rua do Galhano, nº15, 4480-089 Vila do Conde TIRAGEM MÉDIA 181.000 exemplares PERIODICIDADE Bimestral. O ACP é alheio ao conteúdo de publicidade externa. A sua exatidão e/ou veracidade é da responsabilidade exclusiva dos anunciantes e empresas publicitárias. ISSN 0870-273X Dep. Legal nº 2675/83 | Nº de Registo na ERC 100226. Estatuto Editorial disponível em acp.pt 03 Nº 780 JULHO 2020 As consequências da pandemia são inéditas, mas a fórmula para as ultrapassar é a mesma de sempre e o que nos espera, em breve, é fácil de antever. Com uma dívida recorde, só há dois caminhos para a pagar: cortar despesa ou aumentar impostos. Como a primeira não faz parte da retórica do governo, serão novamente os contribuintes a pagar a fatura. É certo que ninguém antecipava esta enormidade, mas não é menos verdade que a situação financeira do País faz disparar todos os alarmes. Veja-se o setor automóvel. A pandemia reforçou o seu estatuto, tornando-o numa espécie de escudo protetor contra riscos de contágio. A Comissão Europeia entendeu ser a altura de acelerar o processo e países como Alemanha e França perceberam a importância de reforçar o incentivo à compra de veículos novos, amigos do ambiente e que permitam renovar o parque automóvel. Até Espanha, cujo parque automóvel é tão envelhecido quanto o português, arrancou com um pacote de 1050 milhões de euros destinados à sua renovação. Portugal já fez saber que não só não tem qualquer plano de ação para o setor automóvel e para os automobilistas, como não tenciona reforçar a verba destinada em Orçamento de Estado para incentivo à compra de veículos elétricos. Sem estratégia, vamos assim ter mais um Orçamento de Estado altamente penalizador para a economia, para as famílias e os contribuintes em geral. O objetivo será apenas arrecadar receita por todas as vias que a criatividade fiscal permita. Pena que em tempos excecionais não exista visão nem arrojo para transformar as dificuldades em oportunidades. Com o turismo em níveis próximos da catástrofe, é imperioso diversificar a aposta em setores que nos permitam crescer e manter à tona, sejam as energias renováveis, a indústria automóvel, a agricultura ou o mar. Férias em tempos de Covid obrigam a cuidados redobrados, na estrada, na rua e em casa. Proteja-se, cuide dos outros, pense que a vitória sobre o vírus também depende de si. Desejo-lhe um bom e retemperador descanso. Uma oportunidade perdida ENTREVISTA APP PARA SOCORRISTAS COVID NO CARRO RENTING VIAGENS EDITORIAL Carlos Barbosa Presidente Automóvel Club de Portugal O 1ª carro de Vasco Soromenho Quanto tempo vive o vírus no interior do automóvel? Fichas de segurança ganham aplicação do Euro NCAP Propostas imperdíveis para férias sobre rodas Descubra as maravilhas de Portugal de lés a lés 04 20 12 40 44

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