Revista ACP Julho
17 A Comissão Europeia anunciou um programa de subsídios e garantias de 20 mil milhões de euros ao longo de dois anos, para incentivar as vendas de veículos "limpos" e ainda a instalação de dois milhões de estações de carregamento de veículos elétricos e a hidrogénio até 2025. Mas a nível dos Estados-membros também há vários planos a serem postos em prática. O Estado Alemão vai avançar com incentivos à compra de automóveis no valor de 5 mil milhões de euros. Este montante integra um alargado pacote de estímulos para aumentar a venda de automóveis novos na Alemanha. A proposta pode alcançar os 80 mil milhões de euros entre estímulos ao consumo, à produção e aos construtores alemães. Alemanha quer chegar aos 80 mil milhões de euros em apoios ao consumo e à produção Os 5 mil milhões de euros destinam-se aos compradores de veículos elétricos e com motor de combustão interna avaliados em menos de 77 mil euros (mais 17 mil que o atual teto imposto no programa de incentivos a carros elétricos), válido até ao fim do corrente ano. Os parâmetros gerais deste apoio iniciam-se com um desconto de 2.500 euros por automóvel, e ainda mais 500 euros se forem considerados eficientes. Isto significa fica reforçado o atual programa de apoio a modelos elétricos, com os elétricos a receberem mais 1.500 euros sobre os atuais 6.000, e os híbridos a receber um adicional de 750 euros aos atuais 4.500. Já a França disponibiliza 8 mil milhões de euros para a retoma automóvel. O presidente francês Emmanuel Macron disse que quer tornar a França no produtor líder de veículos não-poluentes na Europa e que tenciona construir um milhão de unidades 100% elétricas e híbridas (carregáveis e não carregáveis) por ano durante os próximos cinco anos. Portugal ainda não apresentou qualquer plano de recuperação do setor Outra das novidades anunciadas pelo presidente da República Francesa é o aumento do incentivo atribuído às empresas para a aquisição de veículos elétricos para as suas frotas (situado agora nos cinco mil euros). O Governo espanhol vai destinar 1.050 milhões de euros à renovação do parque automóvel, dos quais 550 milhões em ajudas diretas à aquisição de veículos e 500 milhões em linhas de crédito para compra de comerciais. Do lado português, o Governo não respondeu até agora aos apelos lançados por várias entidades ligadas à produção e comércio automóvel e até fez saber que não vai reforçar o apoio à compra de carros elétricos. Europa mexe-se para salvar indústria automóvel São várias as movimentações na Europa para ajudar um setor que teve quebras de quase 90% nas vendas e produção. Em Portugal, depois de anos a crescer, sobretudo na produção, o setor não teve resposta do governo
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