Revista ACP Junho
23 Carlos Sainz foi eleito o melhor de sempre do Mundial de Ralis Mundial à espera de decisões… O WRC precisa de realizar sete provas para que possam ser atribuídos os títulos de 2020 e até ao momento, apenas se realizaram os ralis de Monte Carlo, Suécia e México. Cancelados o Vodafone Rally de Portugal e o Rally Safari, no Quénia, juntam-se ainda os adiamentos da Argentina e da Sardenha, que terão grandes dificuldades em regressar ao calendário. O regresso do Rali Safari vai ter de esperar por 2021 pois a prova foi cancelada No entanto, há esperança que tudo possa regressar na Finlândia entre 6 e 9 de agosto, com as equipas a assumirem fortemente essa possibilidade, tal como demonstra a Toyota, que faz intensão de alinhar com cinco carros. Depois, o mês de setembro volta a colocar duas incógnitas, com Nova Zelândia e Turquia, seguindo-se Alemanha e Carlos Sainz foi considerado o melhor piloto de todos os tempos do Mundial de Ralis, numa eleição promovida pelo WRC e que contou com milhares de votos de aficionados dos ralis a nível mundial. A final foi emocionante, juntando dois monstros dos ralis mundiais. Sainz bateu-se com Sébastien Loeb e levou a melhor, isto apesar dos nove títulos mundiais do francês. Carlos Sainz, atualmente com 58 anos, conquistou dois títulos mundiais, em 1990 e 1992, e 26 vitórias em provas do WRC. “El Matador” triunfou no Vodafone Rally de Portugal em 1991 e 1995. O espanhol pilotou carros da Toyota, Lancia, Subaru, Ford e Citroën ao longo da sua carreira. Grã-Bretanha, com o Japão agendado para novembro, poder vir a encerrar o campeonato. No entanto, ainda ninguém consegue dar respostas definitivas. …e campeonato português também Com apenas uma prova disputada, o Campeonato de Portugal de Ralis tem ainda nove provas possíveis. Adiados o Rally dos Açores e o de Mortágua e cancelada a prova do ACP, espera-se agora pelo Rali Terras d’Aboboreira (em junho). A incerteza também domina equipas e pilotos. Para o campeão nacional em título, Ricardo Teodósio, “devia-se direcionar os investimentos para 2021". Também José Pedro Fontes alinha pelo mesmo tom. “É altura de traçar um plano estratégico para 2021”. Pilotos nacionais defendem o adiamento do campeonato para próximo ano Do lado da FPAK está tudo pronto. Se o campeonato recomeçar, não vai haver super-especiais, as assistências serão redefinidas e as acreditações limitadas. O público poderá ser condicionado às zonas espetáculo.
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