Revista ACP Abril

Os últimos estudos do Eurostat e do Observatório ACP sobre os transportes públicos em Portugal mostram um sistema caro, sem oferta nem qualidade. A entrada em vigor do novo tarifário dos passes para os transportes públicos é, por isso, uma boa notícia. Com esta medida de 116 milhões de euros subsidiada pelo erário público, os preços descem e a primeira questão do preço estará resolvida, ainda que a distribuição das dotações do Programa de Apoio à Redução do Tarifário (PART) seja afe- tada pelo peso de 70% das verbas para Lisboa. No caso da capital, se a oferta for boa, a procura aumenta. A Câmara de Lisboa já veio dizer que espera atrair mais 200 mil pessoas para os transportes públicos, que vai ter mais autocar- ros, vai lançar concurso para mais elétricos articulados e a expansão da rede do metro será uma realidade em 2023. Ou seja, no presente o preço baixa, mas a oferta é uma miragem. Por outro lado, qualquer alteração de fundo nos comporta- mentos e modos de uso de transportes diários precisa de soluções eficazes. A mobilidade começa à porta da casa de cada um e não na paragem do autocarro. Os parques dissua- sores à entrada de Lisboa defendidos pelo ACP, foram anun- ciados pela autarquia e não passaram disso; as ligações dentro da cidade são débeis; os condicionamentos ao trânsito automóvel são feitos sem pensamento estratégico, entopem a cidade e os arredores e não há autocarros que cumpram os horários. Um somatório que dificilmente será alterado a curto prazo, ainda que os contribuintes estejam já a pagar. Ainda uma nota. Se as alterações de comportamento são comprovadamente mais eficazes quando aplicadas junto dos mais novos, porque não seguir o exemplo de muitos países europeus e fomentar a gratuitidade dos transportes públicos até aos 18 anos? Fica-se, pois, com a sensação de estarmos perante uma ilusão de mobilidade, com um País inteiro a contribuir para Lisboa e Porto, que perfazem em conjunto 85% das dotações do PART 2019, restando uma pequena parcela para todas as restantes 21 comunidades intermunicipais. Resta saber se o próximo Orçamento de Estado nos trará de volta à realidade. ENTREVISTA Ricardo Kendall recorda o seu primeiro carro TRACK DAY Clássicos de estrada foram para a pista RALLY Prova em destaque na maior feira de turismo VIAGENS Conheça os grandes destinos para 2019 GOLFE Já arrancou o Grande Prémio ACP FÁTIMA Parque para sócios regressa em maio POLÍTICAS 'PASSE VITE' 04 20 46 54 50 22 Nº 772 ABRIL 2019 Carlos Barbosa Presidente do Automóvel Club de Portugal 3 ABR I 2019 PROPRIEDADE E EDIÇÃO Automóvel Club de Portugal, pessoa coletiva de utilidade pública nº 500 700 800 e matriculada na Conservatória do Registo Comercial sob o mesmo número, com sede na Rua Rosa Araújo nrs. 24-26, 1250-195 Lisboa SEDE DA REDAÇÃO Rua Rosa Araújo nrs. 24-26, 1250-195 Lisboa DIRETORA Rosário Abreu Lima REDAÇÃO António Xavier, Mário Vasconcellos, Ricardo Paz Barroso EDIÇÃO GRÁFICA CATO Atelier FOTOGRAFIA Interslide, Arquivo ACP, iStock DIRETOR COMERCIAL Tomaz Alpoim PUBLICIDADE Francisco Cortez Pinto, Elizabette Caboz | Rua Rosa Araújo, nrs. 24-26, 1250-195 Lisboa | Tel.: 213 180 100 | [email protected] DIRETOR GERAL COMERCIAL Luís Figueiredo IMPRESSÃO Lidergraf | Sustainable Printing , com sede na Rua do Galhano, nº15, 4480-089 Vila do Conde TIRAGEM MÉDIA 181.000 exemplares PERIODICIDADE Bimestral. O ACP é alheio ao conteúdo de publicidade externa. A sua exatidão e/ou veracidade é da responsabilidade exclusiva dos anunciantes e empresas publicitárias. ISSN 0870-273X Dep. Legal nº 2675/83 | Nº de Registo na ERC 100226. Estatuto Editorial disponível em acp.pt

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