Revista ACP Fevereiro

Mais de metade do parque automóvel português é composto por motores a gasóleo motores de combustão e um motor elétrico de baixa autonomia) a liderar essa transição, tal como o ACP publicou em outubro de 2017. Apesar das reações de surpresa e desagrado, Matos Fernandes reafirmou a mesma previsão, mas logo depois começou a falhar respostas a várias questões que o tema levantou. Eis algumas das perguntas que o ACP colocou e A transição para os carros elétricos vai ser longa e fica a cargo dos híbridos Cerca de 20% da rede pública de carregamentos não funcionava em 2018 produzida com recurso à queima de petróleo, gás natural e carvão, tudo combustíveis fósseis. O que destapa outras questões: como pretende assegurar a rede elétrica para um consumo massivo? O que está a ser feito junto dos grandes distribuidores para a rede pública de eletricidade suportar carregamentos em massa nos prédios e na via pública? Essa produção é ambientalmente sustentável? A única certeza, para já, é que em caso de uso massivo de viaturas elétricas pelos portugueses a produção de eletricidade teria de recorrer ainda mais à queima de combustíveis fósseis. A rede pública de carregamentos chega para essa realidade? O próprio ministro Matos Fernandes reconhece que não é possível aventurar-se de elétrico por destinos desviados do eixo Porto-Lisboa-Algarve, sob pena de ficar apeado. Mas o mais grave é que nem nas principais cidades se consegue atenuar o drama da falta de autonomia. A rede pública de carregamentos de viaturas elétricas para as quais o MATE ainda não encontrou resposta. O que pretende fazer aos mais de 6,5 milhões de carros a combustão a circular em Portugal? Em Portugal, mais de metade dos automóveis têm no capot um motor a gasóleo. Já as vendas de carros elétricos representam apenas 1,8% do mercado, pois os modelos são mais caros e a autonomia é menor. Em média, os automobilistas portugueses conservam o automóvel na sua posse por cerca de 13 anos. E mais de 60% dos ligeiros de passageiros vendidos em 2018 são a gasóleo. Qual a fatura ambiental do seu desmantelamento? Como assegura a produção de eletricidade suficiente para as necessidades de mobilidade? Dizer que andar de carro elétrico não tem consequências ambientais é falso. Apesar de Portugal estar está num estado lastimável, algo que Matos Fernandes admite. A rede da Mobi.e tem centenas de tomadas avariadas. Há noção das implicações na receita fiscal caso a profecia do ministro fosse verdadeira? A transição para os carros elétricos tem enormes repercussões nas contas do Estado, já que há anos que o setor automóvel é a via rápida para a receita fiscal. É preciso saber como vai ser a tributação fiscal para os carros elétricos COMPENSA TER UM DIESEL? Sim. A poupança de combustível é significativa (pode consumir menos 25% face às motorizações a gasolina) e a durabilidade dos motores é maior, sendo a manutenção menor. QUAL POLUI MAIS: DIESEL OU GASOLINA? Um carro a gasolina emite em média mais 15% de CO2 do que um a gasóleo. Já no que diz respeito ao óxido de azoto (NOx) e às partículas, os motores a gasóleo estão atualmente ao nível dos a gasolina. Estas reduções foram conseguidas graças às Normas Euro, criadas em 1992 e que introduziram filtros e catalisadores. Estudos revelam que os diesel reduziram o NOx em 91% em 16 anos (a partir do Euro 3). O QUE É A NORMA EURO 6D TEMP? E A NORMA EURO 7? Além de limitar ainda mais as emissões, o Euro 6d TEMP passa a incluir testes reais de estrada (RDE), a que se soma os testes em WLTP, mas permite valores diferentes para a gasolina e para o gasóleo. Prevista para 2023, a Norma Euro 7 vai colocar os dois principais combustíveis em pé de igualdade no que toca às emissões de CO2, NOx e partículas. DECISÕES POLÍTICAS VERSUS REALIDADE Há cidades europeias que pretendem proibir os carros a gasóleo mais antigos (anteriores a 2009 - Norma Euro 5) de circular no casco antigo e no centro. O caso mais paradigmático é o da Alemanha. Apesar da oposição da chanceler Angela Merkel, um tribunal acabou por dar permissão às cidades para decidirem sobre essa proibições. O QUE PRECISA DE SABER SOBRE O DIESEL 7 FEV I 2019 no pelotão da frente nas energias renováveis, a verdade é que metade da energia elétrica consumida é

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