Revista ACP Fevereiro

O respeito pelos investimentos públicos e particulares é um dos vetores para uma mobilidade eficiente. Espera-se de um governante sentido de Estado, responsabilidade e respeito pelos cidadãos. Claramente ao Ministro do Ambiente e da Transição Energética faltam estas duas últimas caraterísticas, mas sobram- -lhe palavras e sentenças sem fundamento real. Vamos a factos: mesmo na Alemanha, não são todos os carros a diesel que estão proibidos de circular nas cidades. Apenas os anteriores à norma Euro 5 e já existem veículos muito próximos do Euro 7 que podem andar em todo o lado. As limitações aos carros a diesel apenas se colocam para os mais antigos, logo mais poluentes. Caso do parque automóvel nacional, dos mais envelhecidos da Europa, coisa que não parece preocupar o Ministro do Ambiente. E se os carros a diesel fossem proibidos de circular nas cidades, o que acontecia ao parque das polícias, das forças armadas, Bombeiros, INEM, que muito dele nem as zonas de emissões reduzidas respeita? E o parque de pesados de mercadorias? Como seriam abastecidas as cidades? Na sua outra tutela, a da tran- sição energética, o cenário também é claro: ao contrário da Noruega, onde cada casa tem uma garagem, em Portugal são poucos os que têm estacionamento pró- prio. Como são feitos os carregamentos? E quem paga a conta da luz? Os condomínios? O mercado é, porém, soberano. O preço dos automóveis não vai baixar nem os elétricos vão custar metade. E energias alternativas? Onde existem em quantidade para fornecer os carros elétricos? Sejamos realistas. Os elétricos serão uma alternativa, mas o futuro vai ter sempre em maioria motores a combustão “plug-in” e cada vez mais limpos. ENTREVISTA Vanessa Oliveir a recorda o seu primeiro carro PATRIMÓNIO DO CLUBE Mais um clássico doado OBSERVATÓRIO ACP Plano para reduzir atropelamentos PASSEIO INGLESES Fleuma acesa no Porto e em Lisboa VIAGENS Propostas para o Carnaval e neve NOVOS MODELOS Conheça as novidades do mercado E QUANTO VALE UM ELÉTRICO DAQUI A QUATRO ANOS? 04 13 22 42 28 18 Nº 771 FEVEREIRO 2019 Carlos Barbosa Presidente do Automóvel Club de Portugal 3 FEV I 2019 PROPRIEDADE E EDIÇÃO Automóvel Club de Portugal, pessoa coletiva de utilidade pública nº 500 700 800 e matriculada na Conservatória do Registo Comercial sob o mesmo número, com sede na Rua Rosa Araújo nrs. 24-26, 1250-195 Lisboa SEDE DA REDAÇÃO Rua Rosa Araújo nrs. 24-26, 1250-195 Lisboa DIRETORA Rosário Abreu Lima REDAÇÃO António Xavier, Mário Vasconcellos, Ricardo Paz Barroso EDIÇÃO GRÁFICA CATO Atelier FOTOGRAFIA Interslide, Arquivo ACP, iStock DIRETOR COMERCIAL Tomaz Alpoim PUBLICIDADE Francisco Cortez Pinto, Elizabette Caboz | Rua Rosa Araújo, nrs. 24-26, 1250-195 Lisboa | Tel.: 213 180 100 | [email protected] DIRETOR GERAL COMERCIAL Luís Figueiredo IMPRESSÃO Lidergraf | Sustainable Printing , com sede na Rua do Galhano, nº15, 4480-089 Vila do Conde TIRAGEM MÉDIA 181.000 exemplares PERIODICIDADE Bimestral. O ACP é alheio ao conteúdo de publicidade externa. A sua exatidão e/ou veracidade é da responsabilidade exclusiva dos anunciantes e empresas publicitárias. ISSN 0870-273X Dep. Legal nº 2675/83 | Nº de Registo na ERC 100226. Estatuto Editorial disponível em acp.pt

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