Revista ACP Julho
8 JUL I 2018 quer na medida piloto que incidiu sobre a EN118, quer no trabalho agora iniciado “, remata Jorge Jacob. Também um dos parceiros deste projeto, a Infraestruturas de Portugal, através do seu presidente, António Laranjo, afirma que "seria impensável o ACP não estar envolvido neste projeto", já que "falamos em pessoas, dos condutores aos peões, de todos os que interagem numa infraestrutura rodoviária". PROJETO PILOTO NA EN118 Antes desta intervenção de fundo, o ACP testou a metodologia EuroRAP para a ANSR, num projeto piloto que abarcou os 194 quilómetros que ligam o Montijo a Alpalhão. Nos resultados, apresentados em janeiro, concluiu-se que 74% da EN118 tem uma classificação de três estrelas, 13% foi avaliada com duas estrelas e apenas 0,05% recebeu uma estrela. Associado à classificação de segurança por estrelas, o ACP elaborou também um mapa de risco da EN118 , baseado nas sinistralidade dos últimos três anos (ver mapa). Projeto piloto do ACP analisou a EN118, do Montijo a Alpalhão, que recebeu três estrelas em 74% do seu traçado Mas o relatório não contém apenas a classificação por estrelas. Foram também apresentadas três opções de intervenção, em que são descritos o valor de investimento, a estimativa de mortos e feridos graves evitados anualmente e ainda uma estimativa do benefício económico alcançado com aquele nível de investimento. O CAMINHO DAS ESTRELAS Atualmente, estradas classificadas com três estrelas são consideradas como um mínimo aceitável, segundo entidades como a Organização Resultados da avaliação da EN118: A maior parte da estrada foi classificada com três estrelas Mapa de risco da EN118: Esta via tem vários pontos de risco muito elevado Mundial da Saúde ou o Banco Mundial. A nível mundial, a maioria das estradas está classificada com menos de três estrelas. Na Europa já foram avaliados cerca de 60.000 km de estradas a caminho de obter a classificação de três estrelas ou mais. O EuroRAP é uma associação internacional sem fins lucrativos, fundada em 2002, que se dedica a “Salvar Vidas” através de estradas mais seguras. Entre os fundadores estão automóveis clubes (Reino Unido, Holanda, Suécia, etc.) apoiados pela Comissão Europeia e a ACEA (Associação de Construtores Europeus de Automóveis). O RAP espalhou-se pelo mundo inteiro. Em 2005 foi criado o iRAP que gere estas ferramentas a nível mundial, abarcando países como o Estados Unidos ou o Japão. Com a metodologia RAP Já foram inspecionados mais de 1 milhão de quilómetros de estradas em 85 países e avaliados investimentos superiores a 100 mil de milhões de dólares.
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