Revista ACP Julho

CIDADES BIKE FRIENDLY Jovens a caminho de uma festa ou homens de fato a deslocarem-se para os empregos de bicicleta faz parte do dia-a-dia. Metade dos habitantes utiliza diariamente a bicicleta. Em Copenhaga existem mais de 400 km Cada vez mais pessoas descobrem que andar de bicicleta em Barcelona é a melhor solução. A cidade é plana na sua maioria, tem bom clima todo o ano e conta com uma excelente rede de ciclovias, que liga o centro à zona das praias. Andar de bicicleta em Barcelona implica algumas regras: os ciclistas devem circular sempre que possível nas ciclovias, ou, se não for possível, utilizar os passeios desde acessíveis. Conduzir sempre com as mãos no guiador, não pedalar em contramão, não falar ao telemóvel enquanto se conduz e manter uma velocidade moderada, tanto em ciclovias como nas ruas são algumas regras a cumprir. que tenham três metros de largura, dando prioridade aos peões. O capacete não é obrigatório, embora seja recomendável e as bicicletas devem apresentar bom estado de conservação e terem campainha. de ciclovias, com a mais movimentada a registar cerca de 40.000 bicicletas por dia. Muitas famílias da classe média, com filhos, nem sequer têm carro e até a maioria dos deputados vão em duas rodas para o Parlamento. Dado o elevado tráfego ciclista é preciso respeitar algumas regras: a sinalização nas ciclovias, sinalizar inversões de marcha com o braço, antes de parar levantar mão e reduzir a velocidade gradualmente ou buzinar antes de ultrapassar. Em Berlim aumentou bastante o número de bicicletas em circulação e as ciclovias já atingem 900 km de extensão. Faça bom ou mau tempo, é o transporte de muitos cidadãos no dia-a-dia, incluindo crianças que, quando entram no ensino básico, já têm tanta experiência que fazem um exame de habilitação de condução para ciclistas. No ambiente rodoviário, o princípio da confiança para um bom entendimento entre ciclistas e automobilistas é na maioria das vezes cumprido. Desrespeitar o sinal vermelho, pedalar embriagado ou lado a lado nas ruas e estradas ou sem iluminação adequada são consideradas infrações, punidas com multas avultadas. A bicicleta é uma extensão do seu corpo? Desloca-se habitualmente de pedais pela sua cidade? Então é provável que já tenha planeado umas férias em duas rodas em cidades amigas das bicicletas. Eis alguns destinos a não perder: Milão tem todos os inconvenientes das grandes cidades: está sempre congestionada com o trânsito automóvel, paga-se uma taxa para entrar de carro no centro da cidade, sendo quase impossível e incomportável estacionar. É por isso que muitos optam por conhecer ou circular pela cidade em duas rodas, por ser mais tranquilo e saudável. Além das bicicletas particulares, Milão tem uma boa oferta de serviço de partilha deste transporte a preços 22 JUL I 2018

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