Revista ACP Junho
Honda CB750 Four 1969 Revolucionária no seu tempo, este modelo da Honda foi considerado um dos mais míticos da marca japonesa, chegando mesmo a ser vista por muitos como a percursora das motas desportivas pelo seu estilo e performance inconfundíveis. E não foi por acaso que também deu cartas na competição, como nas 24 Horas Bol d’Or, em França, em 1969 ou nas 200 Milhas de Daytona, nos EUA, em 1970. BMW R25 1950 A BMW R25 rapidamente conquistou o mercado europeu pelas suas melhorias técnicas e de estilo – foi a primeira moto da marca a incorporar suspensão traseira e guarda- lamas dianteiro. Também obteve grandes êxitos em provas desportivas, com centenas de milhar de entusiastas a seguirem Schorsch Meier e Walter Zeller, que dominavam os circuitos com as suas motos de corrida. Norton 500 Dominator 1950 A Norton 500 Dominator é daquelas motos que o tempo e a lenda tornaram icónica não só na estrada como na competição, dando à marca britânica diversas vitórias nas corridas na Ilha de Man, entre 1947 e 1954. Uma das suas principais inovações foi a introdução de um quadro com suspensão traseira semi-dura, chamado Featherbed como já acontecia com as americanas Indian. Vespa 125 GTR 1977 A Vespa foi obra da Piaggio que ficou conhecida em todo o mundo e deu origem ao conceito “scooter”. Esta, em particular, representa um dos mais importantes símbolos de identidade e cultura italianas. O seu design tornava-a imediatamente reconhecível, apresentando um velocímetro redesenhado e uma suspensão traseira com amortecedor de choques telescópico. O ACP Clássicos também faz Certificação de Viatura de Interesse Histórico para as motos mais antigas. Além de atestar a qualidade da moto como veículo histórico em boas condições de conservação, a certificação salvaguarda o valor da moto em caso de acidente, junto das seguradoras, quer em situações de reparação ou de indemnização. Tal como nos outros veículos de interesse histórico, as motos com direito a esta certificação têm de ter pelo menos 30 anos de matrícula, de um modelo já não fabricado, objeto de conservação histórica em estado original e sem caraterísticas técnicas alteradas significativamente. A certificação é feita ao bom estado exterior da moto, estofos, instrumentos, iluminação, suspensão, rodados, direção, travões, motor, sistema de combustível, transmissão ou sistema elétrico. A certificação custa 50€ e é válida pelos seguintes anos de fabrico: até 1918 - 10 anos; de 1919 a 1945 - 8 anos; de 1946 a 1959 - 6 anos e de 1960 até 30 anos - 4 anos. CERTIFICAÇÃO DE MOTOS CLÁSSICAS BMW R25 Honda CB750 Four Vespa 125 GTR Norton 500 Dominator Clássicas de coleção Se as motos mais recentes não lhe dizem tanto quanto as mais antigas, destacamos quatro modelos clássicos que fizeram história no mundo das duas rodas 34 JUN I 2018
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