Revista ACP Junho
11 JUN I 2018 "A proposta para atualizar as regulamentações de segurança dos veículos deve ser muito bem acolhida" David Ward, secretário geral do Global NCAP O limitador de velocidade baseia-se em sinais de trânsito que não são iguais na Europa, e no GPS, que nem sempre estão atualizados principais intervenientes, como os construtores de automóveis e o organismo que certifica a segurança dos veículos. "Mais de 25 mil pessoas perderam a vida nas estradas da União Europeia no ano passado. Após um extenso processo de consulta, esta proposta para atualizar as regulamentações de segurança dos veículos deve ser muito bem acolhida, acelerando a implementação de tecnologia em veículos projetadas para proteger os utilizadores mais vulneráveis", descreveu o secretário geral do Global NCAP e presidente do Stop the Crash, David Ward. Também a ACEA, a associação dos construtores com fábricas na Europa, emitiu um comunicado no qual revela satisfação pelas medidas anunciadas pela Comissão Europeia. Segundo aquela associação, algumas das propostas vão exigir uma revisão mais aprofundada para garantir um foco nas soluções mais eficazes com o resultado positivo mais forte. “Os membros da ACEA reconhecem a importância de incluir recursos adicionais de segurança em novos tipos de carro”, afirmou o seu secretário geral, Erik Jonnaert. Mas, apesar do bom acolhimento, a ACEA pede algum cuidado na aplicação de certas medidas previstas. É o caso do limitador automático de velocidade que faz baixar a velocidade do automóvel com base em informações de câmaras de reconhecimento de sinais de trânsito e ainda bancos de dados de limite de velocidade vinculados ao GPS. O problema é que, diz Jonnaert, os sinais de trânsito não estão harmonizados em toda a Europa e a informação sobre os limites de velocidade não é suficientemente confiável. Os mapas digitais também não são totalmente preenchidos com informações de limite de velocidade para todas as estradas e os dados nem sempre são atualizados. Os sistemas baseados em câmera simplesmente não se conseguem antecipar a todas as situações, como por exemplo, quando os sinais de trânsito são cobertos. IMPACTO ESPERADO (2020-2030): 3.200 vidas salvas - 20.700 feridos graves SEGURANÇA DE VEÍCULOS SEGURANÇA DE INFRAESTRUTURAS Comissão Europeia quer impor mais dispositivos de segurança e de assistência ao condutor: A Comissão propõe atualizar as regras europeias de gestão de segurança das infraestruturas: • Segurança não só nas autoestradas Apenas 8% da sinistralidade acontece nas autoestradas, ao passo que 39% se dá nas estradas principais • Mapeamento os riscos rodoviários • Reforço de verbas para utilizadores mais vulneráveis IMPACTO ESPERADO (2020-2030): 7.300 vidas salvas - 38.900 feridos graves • Travão de Emergência Automático • Assistente de Faixa de Rodagem • Dispositivos de visão direta • Deteção de peões e ciclistas • Detetor de fadiga e distração do condutor • Limitador de velocidade • Câmara para marcha-atrás
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