Revista ACP Junho

10 JUN I 2018 MOBILIDADE Europa quer revolucionar a segurança rodoviária A Comissão Europeia quer travar a fundo a sinistralidade rodoviária a partir de 2021, através de uma série de sistemas de segurança ativos nos automóveis, carrinhas, camiões e autocarros. Travão de emergência automático, alcoolímetro com inibidor da condução, detetor de fadiga e distração, caixas negras que registam os dados de utilização da viatura, limitador automático de velocidade, assistente de faixa de rodagem, estão previstas na proposta. O objetivo é salvar até 10 500 vidas e evitar perto de 60 000 feridos graves no período de 2020-2030. De fora ficaram as motos, que foram precisamente um dos meios de transporte que mais aumentou a sinistralidade grave em Portugal. Apesar de muito orientado para a "Mobilidade Segura", estando também previsto que a Comissão ajude os Estados-membros a identificar os troços rodoviários mais perigosos e a orientar melhor os investimentos, o documento apresentado descreve também as intenções face às mobilidades Limpa e Conectada e Automatizada. as baterias que contribuirá para criar um «ecossistema» de baterias competitivo e sustentável na Europa. Já na Mobilidade Conectada e Automatizada, a ideia é tornar a Europa um líder mundial em sistemas de mobilidade totalmente automatizados e conectados. A estratégia visa atingir um novo nível de cooperação entre os utentes, que poderá trazer enormes benefícios para o sistema de mobilidade no seu todo. Os transportes serão mais seguros, mais limpos, mais baratos e mais acessíveis para os idosos e para as pessoas com mobilidade reduzida. Esta proposta ainda vai ter de cumprir alguns passos até ser implementada. Além do reforço do investimento na infraestrutura, será depois também preciso que seja apoiado pelos Estados-membros. PROPOSTA ELOGIADA O pacote apresentado recolheu de imediato a concordância dos Na Mobilidade Limpa, são apresentadas as primeiras normas sobre as emissões de CO2 dos veículos pesados. Até 2030, propõe-se a diminuição em 30% das emissões médias de CO2 dos novos veículos pesados de mercadorias. É ainda proposto um plano de ação abrangente para Travão de emergência automático, alcoolímetro com inibidor da condução, detetor de fadiga e distração e limitador de velocidade são algumas medidas previstas

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