Revista ACP Maio
ANTÓNIO COSTA "O RALLY DE PORTUGAL É O CULPADO PELA MINHA PAIXÃO PELOS RALIS" O Rali de Portugal é o culpado pela minha paixão pelos ralis. Desde muito novo tive o privilégio de assistir à porta de casa, à passagem de grandes pilotos e máquinas, que percorriam os troços de Carvalho de Rei, Fridão e Aboboreira. Iniciei a minha carreira de navegador em 2001, e desde então já são muitas as vezes que tive a oportunidade de entrar nesta grande prova num total de 14 presenças, sendo que, oito delas integradas no WRC, onde fazer uma análise de todas as diferenças. Foram mesmo muitas. A passagem pelo Algarve foi muito positiva. Nesta nova vertente, a ida para o norte, tem a ver com muito mais público, troços emblemáticos e uma grande força dos nortenhos. FILIPE FERNANDES "CHEGAR AO FIM JÁ ERA UMA GRANDE META PARA TODOS NÓS, MAS NEM SEMPRE CONSEGUIDA" O meu primeiro Rallye de Portugal foi em 1978, com o António Pais da Silva num Opel 1904 SR. Era um rali super duro e super longo, mas todos nós o queríamos fazer. Tinha um grande retorno e havia sempre patrocinadores a querer investir. O chegar ao fim já era uma grande meta para todos nós, mas nem sempre conseguida. Ao longo de quatro décadas, tive inúmeros pilotos com quem fui fazendo as várias edições. Mas algumas ficaram especialmente gravadas na minha memória. Em 1982 estive ao lado do Domingos Santos num Porsche 911 SC, em 1983 com o António Cirilo, na estreia de um Ford Escort RS 2000 e em 1985 com o monegasco “Tchine” num Opel Manta GTE. As poucas vezes que não participei, muito poucas, estive na mesma sempre presente, e até cheguei a colaborar com a organização. Hoje em dia, tudo é diferente. Mais soft, mais pequeno em termos de quilómetros, mas com a mesma dimensão e prestígio. Mudou a equipa de César Torres, e outros nomes passaram pela direção da prova, até chegarem ao ACP Motorsport Carlos Barbosa, Pedro de Almeida e Mário Martins da Silva, que voltaram a colocar o Rally de Portugal em lugar de prestígio. É difícil QUE GRANDE DIFERENÇA O MELHOR RALI DO MUNDO destaco as excelentes participações que fiz juntamente com o Ricardo Moura. Destaco também a edição de 2011, onde ao lado do piloto Bernardo Sousa, realizei um dos meus objetivos de carreira, fazer um Rali de Portugal num Ford Fiesta WRC da M-Sport. Em 2017 consigo o meu melhor resultado nesta prova, navegando o piloto Miguel Campos, onde fomos os melhores portugueses. Não exagero ao dizer que o Rali de Portugal é o melhor “Rali do Mundo”, não só por ser o nosso rali, mas sim pelo excelente trabalho que o ACP e as autarquias têm feito ao longo dos anos. É com enorme satisfação que vou fazer este rali, acompanhando o piloto Joaquim Alves num Skoda Fabia R5. Para terminar vou usar o slogan da minha cidade de Amarante: "Rali de Portugal 2018, Sinta-se Convidado!”. VODAFONE RALLY DE PORTUGAL 2018
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy ODAwNzE=