Revista ACP Maio

15 MAI I 2018 "Autónomos vão resolver a poluição, a congestão e a segurança", afirma a Infraestruturas de Portugal CREL RECEBE AUTÓNOMOS Os primeiros testes oficiais com veículos autónomos em estrada em Portugal já estão agendados para outubro num trecho da A9, a Circular Regional Exterior de Lisboa. Portugal integra o projeto AUTOCITS, a par de Madrid e Paris. A par dos testes na CREL, a equipa multinacional vai ensaiar veículos sem condutor a fazer serviço de vaivém no complexo do Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, num percurso de cerca de 500 metros. Ao longo dos percursos, serão instaladas estações de sensores e transmissão de dados de que depende o sistema de veículos sem condutor para funcionar em segurança. uma comparticipação de 50% do programa europeu C-Roads. Guilherme d’Oliveira Martins adiantou que o projeto envolve dezenas de parceiros e visa “tornar as estradas portuguesas mais seguras para os cidadãos, tornar a mobilidade mais eficiente e reduzir as emissões de transportes rodoviários sem deixar de atender à interoperabilidade entre os vários países”. O desafio que se coloca, adiantou, é adaptar as infraestruturas a este novo tipo de comunicação e veículos. A diretora do departamento de segurança rodoferroviária da Infraestruturas de Portugal (IP), Ana Tomaz, considera que os veículos conectados, autónomos e elétricos resolvem os “três grandes problemas” que ainda persistem na mobilidade e no sistema rodoviário: a poluição, a congestão e a segurança. Mas, segundo Ana Tomaz, "para conseguirmos captar o máximo desses benefícios, a infraestrutura tem de ser adaptada para estes veículos circularem”. Na linha deste esforço está já previsto um conjunto de testes-piloto que vão abranger praticamente 1.000 quilómetros de estradas portuguesas. Vão ainda ser colocados mais de 200 equipamentos nas estradas e “mais de 150 veículos com ‘on board unit’ para pilotar essa comunicação e garantir que esses veículos podem circular no futuro e que se consegue captar esses benefícios”, revelou Ana Tomaz. Em maio, nos dias 18 e 19, o centro do Estoril vai receber uma demonstração de um veículo autónomo de nível 5, em que não há qualquer intervenção humana na condução. A demonstração, com um vaivém da empresa francesa Navya, vai circular nas ruas adjacentes ao Centro de Congressos do Estoril, com uma passagem pelos jardins do Casino. Este percurso vai ser segregado do restante trânsito, de forma a não ser obrigatória a emissão de licenças, e vai operar com a supervisão da Polícia Municipal de Cascais. A demonstração integra o World Shopper Conference Iberian 2018, dedicado à mobilidade. CASCAIS RECEBE DEMONSTRAÇÃO DE VEÍCULO AUTÓNOMO EM MAIO NÍVEIS DE AUTONOMIA DE UM VEÍCULO 1. O condutor tem de estar preparado para assumir o controlo a qualquer momento; 2. O condutor é obrigado a detetar objetos ou ocorrências e reagir se o sistema automatizado falhar; 3. O condutor pode desviar a atenção da condução num local pré-estabelecido, mas tem de estar preparado para assumir o controlo se necessário; 4. A condução autónoma controla o veículo, exceto em determinadas situações, como condições atmosféricas adversas; 5. Para além de definir o destino e ligar o sistema, não é necessária a intervenção humana na condução.

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