Revista ACP Maio
Portugal investe nos carros autónomos 14 MAI I 2018 Parece cenário de filme, mas já está muito próximo da realidade: em breve Portugal vai ter veículos autónomos a circular nas suas ruas e estradas. Um bom exemplo será o Viriato, o primeiro transporte público autónomo e elétrico que em breve vai funcionar em Viseu. Carrega em cinco minutos, tem autonomia para 100 quilómetros e está equipado com o nível cinco de automação (o mais elevado - ver caixa) dispensando, por isso, o condutor. Também não tem pedais e volante. Mas não se assuste, pois o Viriato vai circular numa via segregada, ou seja, não vai andar misturado com o restante trânsito. ALTERAR CÓDIGO DA ESTRADA Para o fazer, o Viriato e outros veículos autónomos vão ter de esperar por uma alteração ao Código da Estrada, que até já está O sonho de um carro sem condutor está próximo da realidade, com Portugal a colocar-se na linha da frente para esta tecnologia. Dos vários projetos em andamento, destaca-se um autocarro em Viseu e duas estradas para Espanha Viriato vai ser o primeiro transporte público autónomo em Portugal e vai circular em Viseu a ser estudada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e pela Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária (ANSR). Segundo o IMT, está a ser feita uma "análise preliminar das transformações introduzidas pela condução assistida e autónoma, conectada e elétrica". Em causa está o artigo 11º, que especifica a obrigatoriedade de todos os veículos terem um condutor. Estes avanços legislativos estão a ser feitos em diálogo com as congéneres europeias do IMT e da ANSR, no âmbito do projeto C-Roads, um projeto de veículos de condução autónoma em estrada que deve ser concretizado no início de 2019. Em abril, também integrado no C-Roads, foi assinado em Bruxelas um protocolo entre Portugal e Espanha, no âmbito de veículos autónomos. Segundo o secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins, "vamos fazer o primeiro teste transfronteiriço entre dois corredores: Porto e Vigo, e Évora e Mérida”. Com este protocolo, o governante quer colocar Portugal entre os países europeus da fase piloto do C-Roads. Portugal e Espanha são os primeiros países a avançarem com estes corredores transfronteiriços, o que coloca a Península Ibérica na dianteira dos carros autónomos. Com um horizonte de execução de quatro anos, o projeto tem um investimento total de 8,3 milhões de euros e conta com
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