Revista ACP Dezembro

27 DEZ I 2017  AMBIENTALISTA As preocupações ambientais dominam boa parte da sua agenda. Faz curtas deslocações pela cidade para ir trabalhar, para se abastecer nos supermercados biológicos, a que se juntam as idas ao ginásio. Seria capaz de pegar no carro para levar o lixo separado a um ecoponto, mas só não o faz para não poluir ainda mais. E é pela mesma razão que não dá longos passeios ao fim de semana pela serra. Tem garagem. Qual a melhor escolha? >>CARRO ELÉTRICO  REFORMADO Após uma longa e produtiva carreira profissional chegou a altura de descansar. Mas isso não significa estar parado. Entre as visitas à doca para inspecionar o seu estimado barco de recreio, os lanches com os netos de várias idades, os encontros para almoçar com os amigos, as idas às compras, nada como ter um carro que tanto dê para o registo das deslocações curtas na cidade como para as longas viagens ao fim de semana. Qual o melhor? >>CARRO HÍBRIDO PLUG-IN ‘ COMERCIAL A sua vida é o carro, o seu dia é o asfalto e o seu habitat é o habitáculo. Para visitar tantos clientes, a tantos quilómetros uns dos outros, a melhor escolha passa por um carro com motor robusto, económico, de baixa manutenção e com binário logo disponível a baixas rotações, o que confere aquela sensação de agilidade e velocidade imediatas. A escolha é óbvia: >>CARRO A GASÓLEO O alarme chegou em 2017, com várias cidades a declarar que vão proibir os motores a gasóleo e, nalguns casos, também os motores a gasolina até 2025/30. Em causa estão os níveis de poluição emitidos pelos automóveis movidos a combustão, mas a solução, a dos veículos elétricos, parece ser apressada. Isto porque produzir energia elétrica ainda consome combustíveis fósseis (sobretudo quando se vive uma seca prolongada e as hidroelétricas param a produção), além da questão da autonomia. A par disso, é notável o esforço da indústria para baixar os níveis de emissões, com os motores a gasolina e gasóleo a poluirem cada vezs menos. Embora os tempos sejam de incerteza e que muitas coisas se vão alterar, a transição ainda vai ser longa, sendo os híbridos plug-in a melhor solução. REVOLUÇÃO EM ANDAMENTO

RkJQdWJsaXNoZXIy ODAwNzE=