Revista ACP - Maio
44 MAI I 2016 Depois de lhe termos trazido o Volkswagen Polo RWRC com que Jari-Matti Latvala venceu a última edição do Vodafone Rally de Portugal, agora é a vez de mais um carro mítico da história da prova: o Citroën DS3 WRC com que Sébatien Ogier rodou rumo ao triunfo em 2011. Herdeiro de uma história de sucesso no Campeonato do Mundo de Ralis, o DS3 WRC estreou-se precisamente em 2011 para responder às alterações do regulamento impostas pela FIA, substituindo assim o bem sucedido Citroën C4 WRC, também o substituto de uma máquina de sucesso, o Xsara WRC. Desenvolvido ao longo da temporada de 2010 por nomes como Sébastien Loeb, Dani Sordo e o presente Campeão do Mundo Sébastien Ogier, a nova proposta da marca do duplo Chevron não tardou a dar que falar. Campeão do Mundo de forma ininterrupta desde 2004, Loeb de imediato mostrou as valias do carro e validou o excelente trabalho de desenvolvimento levado a cabo. A estreia competitiva, na Suécia, pode ter-se ficado por um modesto sexto lugar, mas o gaulês refez a mão logo no México ao assinar a primeira de cinco vitórias e à qual se juntaram ainda mais quatro pódios para revalidar o ceptro. Nos dois anos em que dominou o panorama do Campeonato do Mundo de Ralis, o Citroën DS3 WRC assinou um total de 23 vitórias e mais 16 pódios. Números impressionantes quando se tem em conta que cada temporada era composta por 13 jornadas, o que significa que só por três vezes foi batido: duas vezes em Gales e uma em Portugal. Um carro verdadeiramente incontornável da história do Mundial de Ralis e um dos 28 a vencer o Rally de Portugal. Pode não ter sido dos mais bem sucedidos por terras lusas, mas contribuiu também para que a Citroën seja a segunda marca com maior número de triunfos na prova do ACP, com sete vitórias no total. Para assinalar o feito, e no ano em que se realiza a 50ª edição do Rally de Portugal, o ACP lança a miniatura do Citroën DS3 WRC de Ogier de 2011, à escala 1:43. Citroën DS3 WRC A história do triunfo em Portugal O DS3 WRC pode não ter conseguido o mesmo nível de sucesso do C4 WRC em Portugal, mas em 2011 deixou a Citroën um pouco mais perto de chegar ao topo da tabela das marcas com mais triunfos no Rally de Portugal. Pilotado pelos brilhantes Sébastien Loeb e Ogier, o carro da marca francesa dominou ao triunfar em oito das 17 classificativas propostas ao garantir mais 12 resultados entre os três primeiros. No final, e depois de se ter estreado a vencer em Portugal no ano anterior com um C4 WRC da Citroën Junior Team, o melhor acabou por ser o jovem Ogier, que assinou o segundo triunfo da carreira em Portugal. Atrás dele, a pouco mais de meio minuto, ficou o seu homónimo Loeb, enquanto o mais baixo do pódio foi ocupado pelo vencedor do Vodafone Rally de Portugal do ano passado, Jara-Matti Latvala, a uns muito distantes 3m22,1s com o seu Ford Fiesta RS WRC. As miniaturas encontram-se à venda nas delegações do clube e na loja online. Arganil dedica museu ao Rally de Portugal Arganil vai instalar um Museu do Rally em permanência no edifício da antiga Cerâmica Arganilense. Para assinalar a promessa, aquele local já recebeu a exposição temporária Arganil - Capital do Rally, com o contributo do ACP e contou com a presença do presidente do clube, Carlos Barbosa.
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