Revista ACP - Maio

40 MAI I 2016 PORTUGUESES NO TOPO O mundial de ralis não é apenas carros, pilotos e navegadores. Quem cuida deles e dos carros que tripulam passa despercebido à maioria dos observadores. Entre tantos, há gente portuguesa que por lá passa. Nas equipas oficiais inscritas no WRC há uma que bate recordes com dez portugueses nas suas fileiras: a Hyundai Motorsport Rui Soares, 30 anos, engenheiro do carro de Hayden Paddon desde que entrou na equipa. O primeiro rali do WRC com o Hayden foi na Suécia em 2015. Hoje também trabalha com os outros pilotos da equipa nas sessões de testes para preparar as provas do WRC. Este jovem engenheiro mecânico de Aguiar da Beira, depois de ter percorrido diversas experiências no mundo dos ralis, chegou à Hyundai Motorsport. “O meu trabalho no seio da Hyundai é o de responsável pelo carro do Hayden Paddon. Como engenheiro de carro, trabalho ainda com os outros pilotos da equipa durante os testes. Trabalhar numa equipa oficial é, sem dúvida, um privilegio, e como tal, a responsabilidade é acrescida. Fruto de haver mais meios, há também mais informação, e isso faz com que o planeamento estratégico de cada rali, a análise e o set-up do carro seja mais meticuloso e detalhado. O meu principal foco é a afinação do carro para cada evento, a análise de dados relativos ao piloto e chassis, e o planeamento da prova (escolhas de pneus, modificações especial a especial, etc…). A verdade é que adoro o que faço, e a empatia que existe entre mim e o meu piloto, o Hayden, fazem com que o trabalho seja ainda mais completo que isto. Requer muito de nós mas cada especial ganha é uma enorme recompensa. Falta apenas ganhar um rali, mas está para breve”, afirmou Rui Soares. HYUNDAI ORLANDO LOURENÇO, 38 ANOS Desde Monte-Carlo 2015 é chefe de carro de Neuville e responsável pela equipa de mecânicos que trabalha no carro durante os ralis e na oficina. É responsável pela montagem dos carros entre os ralis, e nas provas lidera os quatro mecânicos que trabalham no carro. JORGE LEITE, 36 ANOS Faz parte da equipa de mecânicos do carro de Thierry Neuville com o Orlando Lourenço. Trabalha na frente esquerda do carro e é responsável pelo seu interior. Durante os ralis é também responsável pelos reabastecimentos a seguir às assistências. ANDRÉ BARBOSA, 23 ANOS Desde o Rali de Espanha que trabalha com Orlando no carro de Neuville. Responsável pela traseira esquerda (canto esquerdo, diferencial traseiro, interior da mala e proteções). NUNO CARDOSO, 40 ANOS Técnico de eletrónica e dados. Montagem, reparação e programação de sistemas elétricos e eletrónicos e análise de dados durante os ralis. RUI FILIPE CABEDA JOSÉ EDUARDO AZEVEDO MARCO MOREIRAS Há mais tempo na estrutura, e considerados como peças fundamentais nas funções que desempenham sentem o espírito ganhador da equipa e tratam os “Polo de corridas” como se fossem seus filhos. FORD A M-Sport World Rally Team, que apoia e faz correr todos os Ford Fiesta WRC, conta com dois portugueses na sua estrutura. BERNARDO FERNANDES Engenheiro responsável pelo carro de Ott Tanak. MIGUEL CUNHA Mecânico responsável pelo Fiesta de Eric Camili. CITROËN A Abu Dhabi Total WRT, que em 2016 integrou os Citroën DS3 WRC, informou que não tem portugueses na sua estrutura. PAULO BATISTA, 50 ANOS O último elemento português a entrar na Hyundai em janeiro 2016. Trabalha com Orlando no carro de Neuville na traseira direita desde o Rali do México deste ano. SÉRGIO COUTO, 40 ANOS Mecânico no carro de Dani Sordo trabalha na frente direita do New Generation Hyundai i20 WRC. A responsabilidade durante a assistência é permitir que suspensão, travões, parte inferior do carro, caixa diferencial, transmissões e interior do carro, sejam devidamente cuidados e analisados e, por vezes, sujeitos a alterações dentro do tempo estipulado (30/45 minutos). NICOLETTA RUSSO, 32 ANOS Assessora de imprensa da equipa. Relações com a imprensa, responsável pelas redes socias, gestão das agendas de media dos pilotos durante os ralis. VOLKSWAGEN JOÃO PASSOS, 56 ANOS A entrada mais recente, para começar a preparar 2016, foi a de João Passos que é o coordenador da equipa de testes, reconhecimentos e metrologia da Volkswagen Motorsport.

RkJQdWJsaXNoZXIy ODAwNzE=