Revista ACP - Maio

38 MAI I 2016 Na impossibilidade de ter um carro do mundial de ralis, resta aos aficionados as versões de venda ao público. Modestas é certo, mas garantem emoção ao volante Para os milhões que acompanham o fenómeno e que sonham estar ao volante de carros WRC, podem fazê-lo com os modelos desportivos Polo, i20, DS3 e Fiesta que as marcas elegeram para retirar dividendos comerciais, através daquela grande montra global. O confronto entre umWRC e a sua versão comercial parece uma luta de David contra Golias, mas até é possível ter emoções ao volante com preços relativamente comedidos e prestações dignas de um desportivo. Os custos de umWRC variam de marca para marca, mas oscilam entre os 350.000 e os 400.000€. A título comparativo, ficam alguns valores aproximados das performances de umWRC. A velocidade de ponta nem é nada de especial e depende do rapport do motor e oscila entre os 193 e os 195 km/h. Quanto à aceleração dos 0 aos 100 km/h, é na ordem dos quatro segundos. Em relação aos consumos, aí sim os números impressionam, com uma média de 65 litros por cada 100 km. E agora sinta a diferença entre estes valores e aqueles que pode comprovar ao conduzir um desportivo à venda ao público. HYUNDAI i20 Não existe uma versão verdadeiramente desportiva (estilo GTI), mas a Hyundai dispõe de um novo i20 com motor de três cilindros turbo de apenas 1,0 litros de cilindrada, com potência de 120 cv. A tração é dianteira e conta com caixa manual de seis velocidades. Claro que as performances ficam abaixo dos verdadeiros desportivos aqui mencionados. Preço: 20.495€ HYUNDAI i 20 WRC by Hyundai Motorsport Motor de 1,6 litros turbo, com 300 cv e 400 Nm de binário. Tração integral, caixa sequencial de seis velocidades de comando manual. HYUNDAI 192 cv Motor de 1,8 l 270 Nm de binário Tração dianteira 236 km/h 6,7 seg. dos 0 aos 100 km/h Consumo médio 6,0 l/100 km 27.180€ VW Polo 1.8 TSI GTI OS IRMÃOS REAIS DO MERCADO OS WRC DE SONHO

RkJQdWJsaXNoZXIy ODAwNzE=