Revista ACP - Maio

36 MAI I 2016 UM SÓ NORTE PARA O MELHOR RALLY DO MUNDO O melhor rali do mundo está de regresso ao Norte de Portugal, de 19 a 22 de maio, consolidando uma presença que satisfaz os adeptos do desporto automóvel, une autarquias e contribui eficazmente para a promoção turística e para a economia de toda uma região. Este ano, os 13 municípios envolvidos (Amarante, Baião, Caminha, Fafe, Guimarães, Lousada, Matosinhos, Mondim de Basto, Paredes, Ponte de Lima, Porto, Viana do Castelo e Vieira do Minho) recebem uma prova com algumas novidades, como a Street-Stage do Porto, as duas passagens do rali no troço de Viera do Minho e a entrega de prémios na Marginal de Matosinhos. Para o presidente do ACP, Carlos Barbosa, “a grande estalada no centralismo bacoco de Lisboa, agora há quem lhe chame parolo, foi dada pelos números do estudo do impacto económico: 127,4 milhões de euros, um valor recorde na história do Rally de Portugal”. O sucesso do rali tem como uma das principais causas o enorme dinamismo e visão de conjunto revelado pelos municípios envolvidos, um fenómeno iniciado no ano passado com o regresso ao Norte e cuja espontaneidade sobressaiu no momento em que o Turismo de Portugal decidiu não apoiar financeiramente o maior evento desportivo e turístico que se realiza anualmente no País. O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, De novo com sede em Matosinhos, o Vodafone Rally de Portugal regressa à estrada com o estatuto de grande dinamizador desportivo, turístico e económico da região nortenha NO ANO DAS 50 EDIÇÕES DO RALLY DE PORTUGAL, RELAXE ENQUANTO RECORDA AS MARCAS, OS MODELOS E OS PILOTOS QUE TORNARAM TANTOS MOMENTOS ÚNICOS E INESQUECÍVEIS. Livro + lápis para colorir: 9,90€ Nos pontos de venda do Rally Melchior Moreira, aposta num sucesso ainda maior este ano: “a marca Portugal vai crescer ainda mais, sendo dos projetos mais apaixonantes em termos de promoção turística que o Turismo do Porto e Norte de Portugal pode ter”. A forte convicção de Melchior Moreira é de que “o retorno económico vai ser ainda maior”, referindo-se valor recorde de 127,4 milhões de euros obtidos em 2015, mais de metade dos quais através de despesa direta das centenas de milhares de adeptos. O tom do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Emídio Gomes, é também de grande confiança, pois “não é preciso explicar a ninguém a enorme vantagem de todos estarmos envolvidos no rali, que em boa hora voltou ao Norte”, algo de que o autarca de Matosinhos, Guilherme Pinto, também não tem dúvidas: “sinto orgulho pela forma como sustentámos o rali no Norte, criando condições para que o ACP não se arrependa de o realizar aqui”. Um dos estreantes desta grande parceria é o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que não escondeu o seu entusiamo: “A Street Stage que vai ser criada em pleno coração da cidade será uma coisa excecional”. Com uma extensão total de 1.684km, 368km dos quais cronometrados, distribuídos por 19 classificativas, o Vodafone Rally de Portugal promete quatro dias intensos sem nunca descurar a componente da segurança. O número de zonas de espetáculo foi alargado, havendo agora um total de 36 zonas espetáculo, todas assinaladas a verde. A somar a isto, foram também criadas as Fun Zones, zonas espetáculo especificamente equipadas com estruturas para acolhimento e proteção do público e às quais os espectadores poderão aceder ao longo da noite que antecede a passagem dos concorrentes. A grande estalada no centralismo bacoco de Lisboa foi dada pelos números do estudo do impacto económico: 127,4 milhões de euros

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