Revista ACP - Março
8 MAR I 2016 Uma grande sondagem da Federação Internacional do Automóvel (FIA) levada a cabo em 12 países europeus sobre os automóveis da nova geração, totalmente informatizados, revelou que a maioria dos cidadãos se interessa pelo assunto tanto quanto o receia. Estes automóveis são capazes de dar muito mais informação do que um simples estado mecânico ou geográfico, chegando diretamente a dados pessoais dos seus condutores, sincronizados a partir de telemóveis podendo ser transmitidos para os fabricantes. A mensagem desta sondagem é muito clara: 90% dos inquiridos considera que os dados do veículo pertencem ao seu proprietário. No topo das preocupações estão a divulgação de informações privadas (88%), o uso comercial de dados pessoais (86%) e o rastreamento de veículos. Por isso, 95% dos entrevistados diz haver necessidade de se criar uma legislação específica para proteção dos dados dos seus veículos. Para esclarecer a opinião pública sobre o que está em causa e assegurar a defesa dos automobilistas, a FIA lançou uma campanha a que o Automóvel Club de Portugal se associou. O lançamento teve lugar em Estrasburgo, onde perante uma plateia de deputados europeus se “testaram” dois automóveis – um a gasolina e um elétrico – e se revelou que, além da informação sobre o perfil do condutor, os veículos podem fornecer também a sua localização, a duração da viagem, bem como outras informações pessoais. BIG BROTHER AUTOMÓVEL DESPERTA INTERESSE
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