Revista ACP - Março
43 MAR I 2016 Desde passageiros que empurram o vizinho da frente com os pés ou joelhos a crianças barulhentas saiba o que é mais provável vir a encontrar a bordo Passageiros inquietos: são aqueles que a todo o custo querem ter mais espaço sem respeito pelos outros. Nem que para isso tenham que usar os pés ou os joelhos para empurrar o vizinho da frente ou do lado. Pais negligentes: distraídos a ouvir música, a ler ou a ver um filme, deixam as crianças demasiado à solta, andando pelos corredores ou a fazer barulho incomodando tudo e todos. Odores desagradáveis: Exagerar no perfume ou não fazer a higiene diária são extremos que podem incomodar os outros passageiros, sobretudo quem está mais próximo e tem que aguentar a situação até final da viagem. Os barulhentos: são os passageiros que conversam, jogam videogames ou escutam música em volume alto sem respeito pelos outros, sobretudo por quem quer aproveitar para descansar durante a viagem. Exagerar na bebida: bêbados a bordo é das situações mais insuportáveis para quem viaja de avião. E ser vítima de uma situação destas acontece mais do que aquilo que imaginamos. Amizade forçada: ser demasiado comunicativo pode incomodar o vizinho do lado, mas há quem goste de aproveitar o tempo livre durante um voo para conhecer pessoas que podem não mostrar-se muito recetivas a isso. Excesso de bagagem: alguns passageiros simplesmente recusam despachar as suas malas, ocupando o espaço destinado à bagagem de mão esquecendo que os outros também têm direito a arrumar as suas coisas. Os egoístas: são aqueles que não sabem ou não querem dividir o espaço com quem está ao lado, avançando sobre território alheio. Conforto a qualquer preço: sem se importarem com quem está atrás há passageiros que querem todo o conforto, reclinando ao máximo o seu assento. Discussões por mais espaço já provocaram desvios de voos em algumas companhias aéreas. Os apressados: o avião mal aterrou e alguns passageiros mais inquietos já se levantam e até pulam sobre quem está ao lado para ficar no corredor aguardando pela abertura das portas. Esta é considerada das atitudes mais deselegantes para quem viaja a bordo. Utentes dos transportes públicos podem queixar - se à Deco Atrasos, cancelamentos, supressão de horários e percursos ou preços elevados são situações que podem ser denunciadas pelos utentes dos transportes públicos num portal que a Deco criou especialmente para o efeito. Trata-se de um mecanismo de queixa rápida, acessível e eficiente que além de contribuir para a melhoria do serviço prestado, sensibiliza os utilizadores dos transportes públicos para os seus direitos muitas vezes desconhecidos. No mesmo portal, é possível assinar de uma carta de princípios que reivindica a harmonização do setor que para a Deco apresenta lacunas e ineficiências que importa alterar. Nesse sentido, aquela associação apela aos consumidores para apresentarem as suas reclamações dando-lhe assim voz para que possa alterar o quadro legislativo no setor dos transportes, junto das entidades competentes. Todas as queixas devem ser apresentadas em www.queixasdostransportes.pt Aeroporto de Lisboa vai mudar de nome O aeroporto de Lisboa vai passar a chamar-se Humberto Delgado, a partir de 15 de maio, altura em que se comemora mais um aniversário do nascimento do general (15 de maio de 1906). Considerada figura maior da oposição ao regime da ditadura, o general Humberto Delgado também teve um papel importante na aviação civil, tendo presidido à fundação da TAP. Para o Governo estas foram a principais razões que motivaram a atribuição do nome do general ao aeroporto da capital. OS COMPORTAMENTOS MAIS IRRITANTES NUM AVIÃO 10
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