Revista ACP - Março
19 Para ser eficaz fora de estrada, a tração integral é praticamente obrigatória. Contudo, a nossa fiscalidade penaliza os veículos 4x4 e os consumos aumentam. Tendo por base estas realidades, a opção por um crossover 4x2 tem dominado o mercado. Precisa apenas de não se aventurar demasiado em terrenos menos próprios, efetuando uma cuidada leitura do estradão que pisa, podendo à mesma observar as paisagens por prismas diferentes do habitual, e até chegar com o carro bastante sujo, se assim o desejar… Os estilistas de automóveis estão atentos às tendências do mercado. As constantes propostas dos construtores também influenciam a moda. Por isso o design é essencial para o tão desejado amor à primeira vista. Conduzir um SUV da moda, satisfazendo ao mesmo tempo as necessidades familiares com o sempre necessário espaço e versatilidade, em conjunto com uma mobilidade e facilidade de condução em grandes cidades, é o que pode encontrar ao volante das mais recentes propostas das novas coleções de SUV’s que vão encher de glamour um mercado que pretende crescer. concorrido, enquanto os manos Santa Fé e Sorento procuram fazer frente a propostas de maiores dimensões e preços. A indústria automóvel japonesa também não perde tempo, oferecendo SUV’s e crossovers para todos os gostos e bolsas. A Honda lançou recentemente o HR-V em concorrência muito direta com o Mazda CX-3, contando também a Honda com o CR-V e a Mazda com o CX-5 para opções mais espaçosas. A Mitsubishi está firme neste segmento de mercado, onde o novo Outlander PHEV puxa por argumentos mais económicos e ecológicos, para já não falar no ASX, agora com novos motores diesel. A Toyota, promovida a marca líder mundial, já pensa no CH-R um digno sucessor do Urban Cruiser que deverá surgir no verão, mas não deixa de renovar o s eu RAV 4 que agora pode ser apreciado nas sugestões hibrida ou diesel. A Lexus, marca de luxo da Toyota, também lançou recentemente o RX, outra solução híbrida para encantar outras faixas do mercado. A Volkswagen prevê lançar o Tiguan antes do verão, também com tamanho XL, enquanto já se fala no primeiro SUV da Seat, o polivalente Ateca que poderá ser descoberto daqui a dias no salão de Genebra. No final do ano a Renault poderá contar com o novo Scénic, mais crossover do que MPV, enquanto tenta enquadrar para Portugal o Kadjar, o irmão do bem-sucedido Qashqai na aliança Nissan/Renault. E porque muito se fala em carro da moda, é legítimo lembrar que o jeito dos “TT puro e duro” já lá vai. Um veículo utilitário e desportivo de tração dianteira ou traseira satisfaz a esmagadora maioria das necessidades, enquanto um crossover pode perfeitamente aglutinar várias categorias, como uma prática carrinha ou um espaçoso monovolume. BENTLEY E MASERATI TAMBÉM ADEREM As marcas de luxo também sofrem desta “SUVmania”. O Bentley Bentayga vai surgir no primeiro trimestre deste ano, enquanto a Jaguar responde com o F-Pace em meados do ano. A Maserati não quer ficar de fora, e com base no Ghibli vai lançar o Levante no segundo trimestre. Claro que a Land Rover não deixa os seus créditos por mãos alheias, com lançamentos constantes, como o Range Rover Evoque Convertible, uma novidade descapotável do seu modelo mais cativante e atraente. Todos estes modelos de sonho fazem pouco mais do que isso mesmo. Sonhar! MAR I 2016 ...crossover Se prefere o design citadino mais arrojado é… Se é aventureiro e gosta de todo o terreno é… Ver vídeo ...SUV
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy ODAwNzE=