Revista ACP - Março
A região Norte volta a ser o palco do WRC Vodafone Rally de Portugal. 18 As tendências do mercado oscilam com os tempos e estão ligadas à criatividade e intenções dos construtores mundiais, que assim influenciam orientações de potenciais compradores. SUV, Crossovers ou MPV são designações relativamente recentes para um tipo de segmento de veículos capaz de aglutinar diversas carências de quem procura um automóvel polivalente. Esta realidade está patente nas opções de um mercado que hoje elege SUV e Crossovers como as escolhas do momento. Em qualquer um dos casos, as opções são nitidamente familiares, embora nenhuma delas possibilite utilizações radicais fora de estrada. Privilegia-se o espaço, a versatilidade e a economia, pois cada vez mais se prefere a tração apenas a duas rodas em vez do 4x4, penalizado em termos fiscais e de consumo. Dentro deste subsegmento, existem diversas opções direcionadas essencialmente à bolsa de cada um. Dimensões, espaço, conforto, equipamento e luxo, influenciam escolhas. Alguns dos modelos já solidificaram posições e são referências no mercado. Por exemplo, o sucesso do Nissan Qashqai influenciou a criatividade de outras marcas, com a própria Nissan a apresentar outras soluções como o Juke ou o X-Trail. MODELOS E MARCAS PARA TODOS A Peugeot pretende prolongar o sucesso de dois modelos acessíveis e com variada proposta de motorizações. Os crossovers de dimensões mais contidas, como os Peugeot 2008 e 3008 são duas soluções direcionadas a uma faixa de mercado mais alargada. Os irmãos gémeos, nada parecidos, mas tecnicamente semelhantes, Fiat 500 X e Jeep Wrangler também oferecem excelentes e tentadoras propostas. Até a Alfa Romeo se deixou convencer pelos SUV, tendo já agendado para o final de 2016 o primeiro SUV da sua história, um familiar polivalente baseado no também novíssimo Giulia. As marcas Premium marcam o ritmo e não pretendem perder terreno, encaixando diversas soluções em diferentes segmentos do mercado. A Audi lançou recentemente o novo topo de gama Q7 e este ano mostrará o ecológico Q7 e-tron quattro. No patamar abaixo, vai lançar o novo Q5, depois de ter renovado o Q3. Mas melhor que isso, porque o mercado assim o exige, o benjamim Q2 vai surgir no quarto trimestre do ano, numa notória luta aberta com o também novo BMW X2, projetado também para o final do ano, e até com o novo X1 lançado há bem pouco tempo. E se o X é letra mágica para a BMW que também concorre em segmentos mais altos com o X3, X4, X5 e X6, já a Mercedes-Benz escolheu as letras GL para mover os seus crossovers e SUV. No topo irá estar o GLS, mas os também recentes GLE, GLC e G LA combatem a concorrência nos diferentes segmentos. As marcas coreanas estão cada vez mais atentas aos mercados europeus. Hyundai e Kia respondem com propostas mais europeizadas em dois patamares diferentes. Os mais recentes irmãos Hyundai Tucson e Kia Sportage posicionam-se num tabuleiro mais Fixe estes nomes: Crossover e SUV. São eles que vão marcar este ano a moda automóvel. As marcas desdobram-se em versões e soluções para agradar até aos orçamentos familiares mais reduzidos MAR I 2016 Ver vídeo
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy ODAwNzE=