Revista ACP - Março

MAR I 2016 15 Joel Sousa, um engenheiro automóvel nascido em Guimarães, comprou os direitos da famosa marca de motorizadas de Águeda, que faliu na década de 80. Quando se soube, recebeu milhares de mensagens de apoio Como surgiu a ideia de reativar a marca Famel? Foi uma oportunidade que nasceu ainda quando estava a realizar o estágio profissional. O dono dessa empresa tinha comprado os direitos da marca e acompanhei o processo. Mas quatro anos mais tarde essa empresa onde estagiei faliu, pelo que acabei por comprar os direitos da Famel, em 2014. A principal razão para o fazer é o facto de ser daquelas pessoas que não gosta de estar parado, tipo estar no sofá a ver TV, e vi ali uma hipótese que pode ser o projeto da minha vida. Agarrou-se logo ao projeto de fazer renascer a Famel? Como a minha vida profissional ficou entretanto muito preenchida, acabei pornão mexer mais naquilo, até que em maio de 2014 foi exibida uma reportagem da SIC sobre a Famel, na rubrica “Abandonados”, onde se relatava o apogeu e declínio da empresa e também fui entrevistado, já na qualidade de detentor dos direitos da marca. Quais foram as consequências dessa reportagem? Caíram-me centenas, senão milhares, de mensagens e mails com várias sugestões e ofertas de ajuda e apoio. Essa vaga só acalmou em setembro/outubro, mas deu para ver o grande potencial que a Famel ainda tem. Houve propostas de investimentos? Houve várias hipóteses, mas nunca nada de muito concreto. Passou a sentir muita pressão? Nem por isso, considero-me muito calmo e decidido e defini a minha estratégia para renascer a Famel, estando sempre atento a todas as sugestões que forem surgindo. Qual é o plano? A estratégia é começar a definir qual o primeiro protótipo que vou construir. Estou a avaliar várias hipóteses de modelos e motorizações: elétricas, 125 cc ou até 125 cc. Quanto lhe custaria fazer um protótipo? Estimo que entre 50 mil a 75 mil euros para fazer um protótipo já pronto para entrar em produção. Quanto tempo vai demorar a conseguir a ter esse protótipo pronto? Curiosamente, quando se deu este alarido todo pelo facto de ser detentor da Famel fui promovido no meu trabalho e os meus planos de desenvolvimento do protótipo foram substancialmente alterados, pois os horários mudaram e agora acabo por chegar mais tarde a casa. Mas conto tê-lo pronto em 2017. Prefiro dar um prazo mais alargado e assim poder eventualmente surpreender pela positiva. É com esse protótipo que pretende reativar a XF-17? É um dos modelos em estudo e que pretendemos reconfigurar, usando a base e mantendo os principais elementos que visualmente identificavam a XF-17.

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