Revista ACP - Março

11 AVENIDA DOS COMBATENTES PONTINHA AVENIDA PADRE CRUZ CAMPO GRANDE IC 16 ESTÁDIO DALUZ AVENIDA GEN. C. BARRETO AVENIDA LUSÍADA PARQUE DA BELA VISTA CENTRO COMERCIAL COLOMBO COLÉGIO MILITAR ESTÁDIO JOSÉ DEALVALADE IP 7 JARDIM ZOOLÓGICO UNIVERSIDADE NOVADE LISBOA MUSEU CALOUSTE GULBENKIAN INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO AVENIDA ALMIRANTE REIS AVENIDA ALMIRANTE GAGO COUTINHO permitir que, no sentido Campo Pequeno/Ponte 25 de Abril, se siga em frente sem ter de contornar a aquela praça. Já o desnivelamento da ligação da Avenida dos Combatentes sob o prolongamento da Avenida de Berna iria facilitar a ligação desta à Avenida Gulbenkian e a ligação da Avenida dos Combatentes à Avenida António Augusto de Aguiar. Finalmente, há duas intervenções necessárias a fazer na primeira via transversal de Lisboa, que passa pela Rua Marquês de Fronteira, Avenida Duque d´Ávila e Avenida Miguel Bombarda. O primeiro passo seria retirar o atual estrangulamento frente ao Corte Inglês, no cruzamento da Rua Marquês de Fronteira com a Avenida António Augusto de Aguiar, assegurando a continuidade do perfil transversal de duas vias por sentido. Também é necessário requalificar o perfil da Avenida Miguel Bombarda para assegurar duas vias de tráfego e o adequado controlo do estacionamento em segunda e terceira fila que atualmente se verifica. Câmara recua pela segurança rodoviária O problema da segurança rodoviária no projeto apresentado pela Câmara previa-se enorme e carente de vários acertos, sobretudo ao nível da eliminação das atuais barreiras metálicas, sendo substituídas por um lancil de passeio com 30 cm, manifestamente insuficiente para impedir o atravessamento de uma viatura para a outra via, em caso de acidente, além de promover as tentativas de atravessamento dos peões. A mesma situação de perigo na estrada era notável no arvoredo escolhido para substituir as barreiras metálicas, pelo que a autarquia acolheu as recomendações do ACP, Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e PRP, substituindo as árvores de folha caduca por arbustos. O projeto que afinal não era Depois de muita polémica inicial, a Câmara esclareceu que afinal não vai haver redução de faixas na Segunda Circular nem a plantação no separador central causará riscos para o Aeroporto de Lisboa. Tanto que o presidente da autarquia, Fernando Medina, acabaria por concluir que “o que mudou foi a visão de muitos sobre o projeto”. A Assembleia Municipal acabou por aprovar o relatório das alterações propostas em consulta pública por unanimidade. Reduzir velocidade não tem impacto Nas horas de ponta apenas 2% consegue ultrapassar os 60 km/ hora, razão pela qual a média nessas alturas é de 40 km/hora. Já nos momentos fora da hora de ponta é o inverso: só 2% circula abaixo dos 60 km/hora e os restantes 40% acima de 80 km/hora. Recorde-se que nenhum dos cinco acidentes com mortos, registados entre 2012 e 2014 naquela via, aconteceu à hora de ponta. E, por causa dos radares a instalar, o nível de congestionamento vai ficar praticamente igual, mas com um custo elevadíssimo. MAR I 2016 3. Nó de Benfica, ligação à Avenida Lusíada 4. Ligação Radial da Pontinha à Segunda Circular 1. Ligação à Avenida Padre Cruz no Nó do Campo Grande 2. Ligação da Avenida dos Combatentes ao Eixo Norte-Sul 2ª CIRCULAR

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