Revista ACP - Dezembro
7 campanha | cadeiras CADEIRAS COM ENCOSTO SÃO MAIS SEGURAS O estudo realizado pelo Automóvel Club de Portugal, Pre- venção Rodoviária Portuguesa e a Cybex comprova que transportar uma criança numa cadeira com encosto de cabeça e protetores laterais reduz seis vezes o risco de lesões na cabeça em caso de acidente com impacto late- ral, quando comparado com um assento elevatório, tam- bém conhecido por “banquinho”. Este facto é o eixo central da campanha “A Segurança Responsável – a eficácia da proteção lateral”, uma ação anual que, pela terceira vez, junta ACP, Prevenção Rodoviária Portuguesa e o fabricante de cadeiras de segurança infantil Cybex. Através de um grande inquérito sobre comportamentos no transportes de cri- anças no automóvel, a que se juntou as mais recentes estatísticas de sinistrali- dade e os resultados de testes de colisão realizados por entidades independentes, a campanha tem por objetivo melhorar o conhecimento, aumentar a formação e sensibilizar o uso correto dos sistemas de retenção para crianças. QUAL A CONSEQUÊNCIA DE UM IMPACTO LATERAL? Um impacto lateral é muito perigoso para os ocupantes de um veículo, sobretudo para as crianças. Vários estu- dos mostram que os riscos para a cabeça de uma criança num impacto lateral são maiores do que na colisão frontal. Num desses estudos afirma-se que, atendendo à relação entre o acidente e o tipo de cadeira usado, os danos na cabeça num impacto lateral são três vezes superior ao de uma colisão frontal. E na região do pescoço os riscos de lesão aumentam cinco vezes quando se compara o choque lateral com o frontal. A variação de riscos deve-se à menor distância entre a zona de impacto e o passageiro, pelo que o mais seguro é incorporar o maior número possível de elementos de proteção no sistema de retenção da criança. 61% CONSIDERA A CADEIRA COMPLETA MAIS SEGURA Dos 2.300 inquiridos, 61% considerou ser mais seguro transportar uma criança numa cadeira completa com cos- tas até aos 12 anos ou 1,35 metros de altura. O problema é que, apesar desta opinião, 50,2% das cadeiras do grupo 2 - 3 utilizadas pelos inquiridos são assentos elevatórios/ banquinhos. Quase 20% das respostas foi no sentido de não saber ou de lhe ser indiferente qual o melhor tipo de cadeira a usar. Outros 20% consideraram que os banquin- hos são melhores que as cadeiras completas com costas. QUASE 70 CRIANÇAS MORTAS EM QUATRO ANOS Entre 2010 e 2014 morreram 69 crianças, entre os 0 e os 14 anos, vítimas de acidentes rodoviários. E foi na faixa etária dos 6 aos 9 anos que mais mortes houve: 21. Ao todo, desses acidentes resultaram 557 feridos graves e 13.200 feridos leves. Quanto ao tipo de via em que mais mortes acon- teceram, são as localidades as infelizes vencedoras desta realidade: dos 10 aos 12 anos 40 crianças perderam a vida nas cidades, vilas e aldeias portuguesas, con- tra nove crianças que morreram fora das localidades, mais as cinco que faleceram numa das autoestradas nacionais. Isto revela bem que é nos chamados trajetos curtos que a tragédia mais espreita. TESTES DE COLISÃO NÃO DEIXAM DÚVIDAS Basta ver os vídeos dos testes de colisão realizados na Fundación Cidaut, em Valladolid, que comparam os efeitos um impacto lateral em crianças numa cadeira completa e num banquinho, para perceber a óbvia dife- rença de segurança que está em causa. No momento do embate, a "criança" que está sentada num banquinho absorve toda a força gerada pelo impacto lateral, afe- tando cabeça, pescoço e toda a zona lateral do corpo. Já no caso de um impacto lateral em que a "criança" está sentada numa cadeira com encosto de cabeça e proteções laterais, é nítido que cabe à cadeira absor- ver as forças geradas pelo impacto, minimizando as consequências do embate. Consulte o estudo na íntegra em acp.pt. Estudo anual do ACP/PRP/Cybex mostra que uma cadeira com encosto reduz seis vezes o risco de lesões na cabeça em caso de impacto lateral A maioria dos inquiridos (61%) considera mais seguro usar uma cadeira com encosto, ainda que metade deles (50,2%) admita usar um assento elevatório quando transporta crianças no carro
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