Revista ACP - Dezembro
ASSISTÊNCIA NO ESTRANGEIRO Através da rede mundial dos clubes automóveis, o ACP dá-lhe a garantia que não viaja sozinho. Em caso de aci- dente ou doença súbita, o ACP garante o repatriamento do sócio e seus acompanhantes de qualquer ponto do mundo. No caso da viatura, fazemos o transporte a partir da Europa e bacia do Mediterrâneo. MECÂNICO NA HORA A chave do carro ficou presa no canhão de ignição? Não consegue desprender o travão de mão? Acendeu uma luz "estranha"? Resolva estas e outras questões com o Mecânico na Hora, um serviço telefónico que evita ter de chamar a assistência. ANTES DA VIAGEM E porque nunca é demais prevenir, verifique o estado do seu automóvel nos nossos postos de serviços rápidos em Lisboa e no Porto (saiba mais na pág. 27). CIDADÃOS SURDOS-MUDOS Através do SMS, o ACP disponibiliza um acesso privilegia- do para que os surdos-mudos possam solicitar de forma direta o serviço de Assistência em Viagem. Contacte-nos via e-mail
[email protected] ou fax 21 094 71 94, indican- do o nº de sócio e o nome. De imediato, serão disponibilizados os respetivos acessos e instruções de utilização. É dos imprevistos mais 'previsíveis' quando vamos de carro com a família: um pneu furado. Claro que para os sócios do ACP o furo pode ser resolvido de forma rápida e eficaz, bastando ligar para o 808 22 22 22 (disponível 24h). Mas nunca é por demais saber como se troca um pneu. CONSELHOS PARA EVITAR FUROS • Inspecione os pneus antes de viajar, eliminando quaisquer elementos presos nos sulcos, como pedras, vidros ou outros objetos que possam danificar a borracha. • Há um truque muito simples para verificar o desgaste dos pneus: basta colocar uma moeda de um euro num dos sulcos, tendo a parte amarela da moeda que ficar tapada pela borracha. • Verifique sempre a pressão dos pneus. Note que diferentes circunstâncias de via- gem exigem diferentes pressões: se leva muito peso, a pressão deve ser aumentada face ao uso normal. • Veja a etiqueta dos pneus que o informa sobre o consumo e distâncias de travagem, o nível de ruído que provocam, a duração, a aderência em curvas e também a eficácia em piso seco. • A maneira de conduzir é fundamental para a preservação do bom estado dos pneus. Uma condução agressiva desgasta rapidamente os pneus, pondo em perigo condutores e passageiros. Estacione num local seguro Vista o colete refletor, ligue as luzes de emergência, coloque o triângulo de sinalização de avaria a 50 metros de distância da viatura (conte cerca de 50 passos). Antes de elevar o carro com o macaco desaperte um pouco as porcas do pneu. Evite fazer muita força nas rodas com a viatura levantada. Coloque a roda nova, aperte um pouco as porcas e baixe a viatura. Tirar a roda sobresselente Coloque o macaco nos pontos indicados pelo fabricante, para maior estabilidade. Acabe de desapertar as porcas e tire o pneu furado. Já com as quatro rodas no chão deve finalizar o aperto das porcas do pneu Remover o pneu furado Coloque a roda sobresselente assistência | viagem O IMPREVISTO MAIS COMUM: COMO TROCAR UM PNEU EM TRÊS PASSOS 25 Resolvemos todos os imprevistos na estrada para lhe assegurar uma viagem tranquila em Portugal ou no estrangeiro
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