Revista ACP Julho

16 JUL I 2018 IP3 vai ser a primeira estrada conectada de Portugal A última relíquia da rede de Itinerários Principais dos anos de 90 vai ser transformada na primeira infraestrutura capaz de no futuro comunicar com carros conectados O mesmo traçado, duplicação de vias em quase todo o percurso, ausência de portagens e muita tecnologia já a apontar ao futuro da mobilidade e aos carros conectados: eis um resumo do que foi anunciado em julho para o Itinerário Principal Nº 3, mais conhecido por IP3. Ou seja, de estrada pejada de erros de concepção de engenharia e causadora de centenas de mortes ao longo de décadas, o IP3, que atualmente é a última relíquia da rede de IP's construída nos anos 90, vai ser a primeira estrada inteligente de Portugal. Isto quer dizer que a estrada que liga a A1 a Viseu vai ter "um sistema de wi-fi e tecnologia 5G para que, à medida que a conectividade dos veículos for evoluindo, possa ser desenvolvido um sistema de comunicação entre a infraestrutura, o que vai permitir que os veículos e as pessoas possam receber alertas em tempo real sobre acidentes na via e problemas de circulação", adiantou o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques. O primeiro concurso de obra, lançado em julho, destina-se à renovação do troço entre Penacova e a Lagoa Azul (Mortágua), com a empreitada a arrancar em 2019, altura em que vão ser lançados outros concursos, num valor total de 134 milhões de euros. "Este foi o primeiro concurso das obras que serão feitas nesta via ao longo dos próximos anos. Estamos a falar de uma renovação integral. Cerca de 85% do traçado vai ficar com duas vias para cada sentido, com perfil de autoestrada Cerca de 85%, praticamente a totalidade do IP3 ficará com duas vias para cada lado, tendo perfil de autoestrada, e na quase totalidade do restante teremos duas vias para um lado e uma via para o outro", adiantou o governante. ESTÁ ABERTO O CAMINHO PARA REDUZIR PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS O peso dos impostos sobre os combustíveis vai baixar por decisão da Assembleia da República. Com o fim anunciado do adicional ao Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), criado em 2016, a gasolina vai sofrer uma redução de quase 4 cêntimos por litro, com o gasóleo a baixar 6,5 cêntimos por litro. Em comunicado, o Automóvel Club de Portugal considera "esta medida da mais elementar justiça", indo de encontro ao que sempre defendeu: "a carga fiscal sobre os Esta intervenção vai reduzir o tempo atual de viagem em 1/3, isto apesar de se manter os 90 km/h de velocidade E deixou uma promessa: esta intervenção "reduzirá em cerca de 1/3 o tempo de viagem (cerca de 22 minutos), com muito mais segurança e com obras que são comportáveis, que começam agora mas que se podem pagar sem ter de cobrar portagens". Apesar das novas caraterísticas dos 75 quilómetros de IP3, a velocidade máxima não vai ser alterada, ou seja, não poderá ultrapassar os 90 km/h. combustíveis onera não só quem conduz, mas todos os contribuintes por igual". Com o fim anunciado da sobretaxa ao ISP, "está finalmente aberto o caminho para o Governo reverter a sua política fiscal para este setor".

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