Revista ACP Junho

A procura crescente pelas motos como meio de trans- porte para circular nas cidades é uma realidade que merece atenção e reforço de políticas com vista à mobi- lidade fluída e segura que todos defendemos. O estudo do Observatório ACP ao condutor português revela essa tendência em alta e acrescenta que, ao contrário da bici- cleta, são já muitos os que optam pela moto em detri- mento do automóvel para as deslocações casa-trabalho ou casa-escola. O facto de quem tem carta de condução de automóveis ligeiros estar automaticamente habilitado a conduzir uma moto até 125cc, permitida pela lei em vigor há vários anos e que não tem em conta a capacidade física do condutor, merece reflexão mais ainda quando sabemos agora que a subida acentuada da sinistralidade se deve precisamente aos acidentes com estes veículos. O aumento brutal de sinistros com motos registado em 2017 deve-se em boa parte à falta de habilitação para conduzir. Devia ser obrigatório fazer um exame para se poder conduzir uma 125cc, tal como existia antigamente para as motos de 50cc. Porquê? Elementar: conduzir uma moto ou uma bicicleta tornou-se atualmente um acessório rodoviário, em vez de haver aferição prévia e uma respon- sabilização/fiscalização contínua. Esta é a realidade que explica os números da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária que nos levaram nova- mente para o pelotão dos últimos na Europa, no capítulo dos mortos em acidentes rodoviários. A economia - a moto é barata, a mobilidade - a moto foge ao caos do trânsito nas cidades, e o bom tempo fazem o resto. Em boa hora o Governo acolheu a proposta do Automóvel Club de Portugal em tornar obrigatória a inspeção das motos, bem como a obrigatoriedade do exame para con- duzir motos de 125cc. Se ainda tem dúvidas, pense nisto: uma moto com 125cc atinge uma velocidade na ordem dos 120 km/h e pesa em média 127 kg. ENTREVISTA Rui Bevilacqua recorda o seu primeiro carro SERVIÇOS RÁPIDOS Prepare o seu carro para as férias VODAFONE RALLY DE PORTUGAL Quatro dias de paixão a norte LANÇAMENTOS Fique por dentro das novidades auto CONDUÇÃO Nas escolas ACP aprende-se a conduzir ESCOLHA O SEU VERÃO Propostas para praia e campo QUEM ARRISCA? 04 18 36 51 46 24 Nº 767 JUNHO 2018 Carlos Barbosa Presidente do Automóvel Club de Portugal 3 JUN I 2018 PROPRIEDADE E EDIÇÃO Automóvel Club de Portugal, pessoa coletiva de utilidade pública nº 500 700 800 e matriculada na Conservatória do Registo Comercial sob o mesmo número, com sede na Rua Rosa Araújo nrs. 24-26, 1250-195 Lisboa SEDE DA REDAÇÃO Rua Rosa Araújo nrs. 24-26, 1250-195 Lisboa DIRETORA Rosário Abreu Lima REDAÇÃO António Xavier, Mário Vasconcellos, Ricardo Paz Barroso EDIÇÃO GRÁFICA CATO atelier FOTOGRAFIA Interslide, Arquivo ACP, iStock, Unsplash DIRETOR COMERCIAL Tomaz Alpoim PUBLICIDADE Francisco Cortez Pinto, Elizabette Caboz | Rua Rosa Araújo, nrs. 24-26, 1250-195 Lisboa | Tel.: 213 180 100 | [email protected] DIRETOR GERAL Luís Figueiredo IMPRESSÃO Lidergraf | Sustainable Printing , com sede na Rua do Galhano, nº15, 4480-089 Vila do Conde TIRAGEM MÉDIA 181.000 exemplares PERIODICIDADE Bimestral. O ACP é alheio ao conteúdo de publicidade externa. A sua exatidão e/ou veracidade é da responsabilidade exclusiva dos anunciantes e empresas publicitárias. ISSN 0870-273X Dep. Legal nº 2675/83 | Nº de Registo na ERC 100226. Estatuto Editorial disponível em acp.pt

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