Revista ACP Dezembro

18 DEZ I 2017 A Comissão Europeia quer reduzir as emissões de CO2 dos automóveis de forma drástica, com cortes até 30% em 2030. A indústria automóvel considera estas metas agressivas e avisa que os automóveis vão ficar mais caros. A Federação Internacional do Automóvel (FIA) aponta uma alternativa: reduzir o peso dos automóveis. Segundo a FIA, da qual o ACP é membro-fundador, reduzir o peso da frota de automóveis ligeiros de passageiros pode baixar as emissões em 40%. A ideia seria diminuir o atual peso médio de um automóvel em 380 kg, ficando a pesar 1000 kg. Este "emagrecimento" seria feito até 2050. CARROS MAIS LEVES PARA REDUZIR EMISSÕES Bruxelas impõe corte drástico de 30% das emissões até 2030. Setor considera proposta agressiva e FIA apresenta alternativas A FIA defende também que tornar os carros mais leves oferece aos fabricantes de automóveis um método flexível para alcançar a redução de emissões, sem prejuízo da aplicação de outras medidas previstas para o combate à poluição. "A UE deve continuar a desafiar os fabricantes de automóveis a cumprir ambiciosos objetivos de redução de CO2 para automóveis de passageiros, em benefício de todos os cidadãos europeus. Esses objetivos devem A FIA propõe reduzir o peso dos automóveis dos atuais 1380 kg para uma tonelada, o que reduziria as emissões em 40% recorrer a todo o tipo de soluções tecnológicas que se traduzam em poupança de CO2, incluindo a redução de peso. Veículos mais leves requerem menos energia e, portanto, emitem menos dióxido de carbono", diz a FIA. MAIS MIL EUROS POR CARRO EM 2030 A Comissão Europeia quer obrigar as marcas de automóveis a reduzir as emissões dos carros novos em 15% em 2025 e 30% até 2030, tudo isto tendo como valor referência as emissões registadas em 2021. Bruxelas admite que esta exigência vai aumentar o preço final dos carros. Em 2030, prevê a Comissão, um carro irá custar mais mil euros. O setor considerou estas metas muito agressivas. O presidente executivo da BMW resumiu a proposta como "muito ambiciosa e difícil de alcançar". Até o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Sigmar Gabriel, avisou o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que é "muito importante não sufocarmos o poder da inovação da indústria automóvel através de legislação comunitária muito restritiva". "É muito importante não sufocarmos o poder da inovação da indústria automóvel através de legislação comunitária muito restritiva". Sigmar Gabriel, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha

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