Revista ACP - julho

A presentado em Lisboa em abril, o Maserati Levante começou em julho a ser entregue aos primeiros clientes portugueses e metade das 30 unidades disponíveis este ano para o nosso país já estavam vendidas, ainda mesmo antes de algum dos seus compradores ter visto este modelo. Recordamos que este projeto foi anunciado há mais de uma década, com a apresentação do primeiro de dois protótipos que receberam o nome Kubang. Todavia, quando o primeiro SUV da Maserati foi confirmado, acabou por adotar outra designação: Levante, o vento que sopra do norte de África e entra quente, por terras de Portugal e Espanha, desde tempos imemoráveis. Manteve-se assim a tradição da marca do tridente, que quase sempre dá aos seus modelos o nome de um vento… E este Levante chega como um temporal, desafiando sobretudo a clientela do Porsche Cayenne, que finalmente encontra neste Maserati um concorrente ao mais alto nível. E se isso passa pelo refinamento dos interiores, que podem ser enriquecidos à medida do gosto e da carteira dos clientes, mesmo dos mais exigentes, a verdade é que passa igualmente pelas performances dignas de um desportivo, ainda que se trate de um veículo enorme, com precisamente cinco metros de comprimento. E contam-se três metros de distância entre eixos, que se refletem num habitáculo particularmente amplo. Tomando por base a plataforma do Ghibli, o Levante estreia-se com três motorizações, todas de seis cilindros em “V” com 3,0 litros e sobrealimentadas por turbocompressor. Há duas versões a gasolina, com 350 e 430 cv de potência, bem como um turbodiesel, que anuncia 275 cv de potência e pode alcançar os 230 km/h, contra os 251 e 264 km/h admitidos pelos motores a gasolina. Toda a gama é dotada de tração integral, transmissão automática, com uma nova caixa ZF de oito velocidades, bem como suspensão independente nas quatro rodas, com molas pneumáticas que permitem selecionar seis posições diversas de distância ao solo, uma delas sobre-elevada, para condução fora da estrada. O condutor pode ainda escolher entre quatro programas de condução, que adaptam parâmetros específicos da resposta do motor e da troca de mudanças, da dureza da direção e da suspensão, entre outros aspetos: as quatro opções são para condução normal, com gelo, desportiva ou em todo o terreno! Quanto aos preços do Maserati Levante, a variante Diesel é comercializada por 110.130€, na sua configuração base. A versão S, a gasolina, custa cerca de 129.000€. 30 JUL I 2016

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